Autoridades moçambicanas preocupadas com surto de cólera em Sofala

17 de Dezembro 2023

As autoridades moçambicanas na província de Sofala manifestaram-se hoje preocupadas com um surto de cólera na província, que registou mais de 500 casos nas últimas semanas, avançaram os Serviços de Saúde Provinciais

“Neste momento, estamos com um total de 539 casos ativos, com um total de 19 pessoas internadas, embora sem registo de óbitos”, disse à comunicação social Prescila Filimo, diretora dos Serviços de Saúde na província de Sofala, centro de Moçambique.

Os casos ativos estão nos distritos de Caia e Maringue, este último a registar o maior número de casos da doença, avançou a diretora Serviços de Saúde na província de Sofala.

“No distrito de Caia, a situação está quase estabilizada. Passamos de uma situação em que registávamos diariamente 20 entradas em hospitais por dia para uma situação em que registamos 10”, declarou Prescila Filimo, acrescentando que as autoridades destacaram equipas para outros distritos da província para evitar que o surto se alastre.

As autoridades sanitárias em Moçambique confirmaram, em menos de duas semanas, 1.100 novos casos de cólera, em quatro províncias do norte e centro, que provocaram dois mortos, segundo dados oficiais a que a Lusa teve hoje acesso em 04 de dezembro.

O boletim sobre a progressão da doença, elaborado pela Direção Nacional de Saúde Pública e com dados até 03 de dezembro, confirma 12 mortos por cólera, contra 10 no balanço anterior, de 20 de novembro (dois mortos registados em Nampula e Zambézia), e 5.452 casos, contra 4.339 na mesma data anterior, um aumento de 1.113 casos da doença.

Desde o início do atual surto de cólera em Moçambique, em 14 de setembro de 2022, o país regista cerca de 40.000 casos da doença e 153 mortos.

Nos boletins sobre a progressão da doença, as autoridades sanitárias passaram a contabilizar apenas dados desde 01 de outubro de 2023, com a província de Nampula a liderar, com 2.056 casos que provocaram quatro mortos, seguindo-se Tete, com 1.313 casos que provocaram seis mortos, Zambézia, com 1.142 casos e um morto, e Cabo Delgado, com 743 infetados e um morto.

A cólera é uma doença que provoca fortes diarreias, que é tratável, mas que pode provocar a morte por desidratação se não for prontamente combatida.

A doença é causada, em grande parte, pela ingestão de alimentos e água contaminados, sobretudo devido à falta de redes de saneamento.

Em maio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que o mundo terá um défice de vacinas contra a cólera até 2025 e que mil milhões de pessoas em 43 países podem ser infetadas com a doença.

Já em outubro, a OMS apontou Moçambique como um dos países de maior risco.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights