Santa Casa e Universidade Nova criam Centro Académico Clínico em Reabilitação

19 de Dezembro 2023

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Universidade Nova de Lisboa (UNL) assinaram um protocolo que prevê, entre outras iniciativas, a criação do Centro Académico Clínico em Reabilitação, com vista a aprofundar conhecimento e a desenvolver investigação na área da reabilitação.

Este novo centro vai integrar a Escola Superior de Saúde de Alcoitão, o Hospital Ortopédico de Sant’Ana, o Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão, equipamentos pertencentes à SCML, e a Faculdade de Ciências e Tecnologia, da UNL, designadamente, as suas Unidades de Investigação Laboratório e Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física das Radiações, a NOVA LINCS (NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics) e o Centro de Investigação Centro de Tecnologia e Sistemas.

O protocolo foi assinado na passada sexta-feira pela Provedora da SCML, Ana Jorge, e pelo Reitor da UNL, João Sàágua, e tem como objetivo potenciar sinergias entre as duas instituições, desenvolvendo relações de cooperação e de intercâmbio em áreas de interesse comum, nomeadamente na formação pré-graduada e pós-graduada, na investigação científica, designadamente na reabilitação, tecnologias, saúde e ciências sociais. Com esta parceria, a SCML e a UNL pretendem ainda desenvolver atividades conjuntas de intervenção social e comunitária na área geográfica de intervenção de ambas as entidades.

O protocolo assinado prevê também a criação de uma licenciatura conjunta entre a ESSALCOITÃO, da SCML, e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da UNL, no âmbito da Administração de Equipamentos Sociais.

A SCML e a UNL vão promover ações conjuntas de formação, de investigação, prática clínica e avaliação de cuidados de saúde e sociais, nas áreas científicas e disciplinares em que as suas atribuições, as suas atividades e as suas especializações se completem.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights