Navio dos MSF navega com 80 migrantes e dois cadáveres após resgates no Mediterrâneo

18 de Fevereiro 2024

O navio “Geo Barents”, dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), está a navegar com mais de 80 pessoas resgatadas e dois cadáveres, após duas complexas operações de salvamento no Mediterrâneo, anunciou hoje a organização não-governamental (ONG).

“Na última noite, a nossa equipa foi testemunha de uma nova tragédia no mar Mediterrâneo. Mais de 80 pessoas resgatadas durante duas complexas operações. Uma pessoa foi encontrada morta, outra morreu a bordo do ‘Geo Barents’. Estão desaparecidas três pessoas”, escreveram os MSF nas suas redes sociais.

A tripulação do navio humanitário resgatou 60 pessoas que viajavam num barco em perigo “e no qual, infelizmente, uma pessoa foi encontrada morta”, depois de ter sido alertada pelo ‘Alarm Phone’, grupo que oferece ajuda aos migrantes que atravessam o mar para se dirigirem à Europa.

“Seguindo as instruções das autoridades italianas em coordenação com as autoridades tunisinas, o ‘Geo Barents’ seguiu em direção a uma plataforma petrolífera da qual foram resgatadas 19 pessoas em dificuldades”, explicou a ONG, citada pela agêncian Efe.

Os sobreviventes explicaram que o seu barco “tinha começado a encher-se de água, por isso nadaram até à plataforma petrolífera para se salvarem”, enquanto na embarcação, “à deriva, três pessoas” que viajavam com eles ficaram em dificuldades e continuam desaparecidas.

“Tememos pelas suas vidas e exigimos que as autoridades os procurem”, exigiu o ‘Alarm Phone’.

Os Médicos Sem Fronteiras explicaram que “todos os sobreviventes estão a recuperar e a receber cuidados” no navio ‘Geo Barents’ após estas experiências traumáticas.

“Pedimos para desembarcar num local seguro o mais próximo possível, para garantir um enterro digno aos mortos e uma assistência adequada e rápida aos sobreviventes”, acrescentou a ONG.

Imagem: By Daniel Leite Lacerda – http://volfegan.deviantart.com/art/Ocean-Viking-anchored-245729067, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26885210

NR/HN/Lusa

Imagem: MSF_© FILIPPO TADDEI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights