EUA aprovam uso de medicamento contra a obesidade para reduzir risco de AVC

9 de Março 2024

O regulador do medicamento norte-americano aprovou hoje o uso do medicamento contra a obesidade Wegovy para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares em pessoas obesas ou com excesso de peso.

O medicamento tem como substância ativa o semaglutido, presente num outro fármaco, o Ozempic, autorizado e comparticipado em Portugal para o tratamento da diabetes de tipo 2, e que se esgotou em finais de 2023 devido à sua prescrição para a perda de peso.

Nos Estados Unidos, o regulador do medicamento (FDA, na sigla inglesa) aprovou uma alteração de rótulo do Wegovy solicitada pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk que amplia o uso do semaglutido.

Segundo a FDA, o Wegovy é o primeiro medicamento a ser aprovado para ajudar a prevenir eventos potencialmente fatais na população obesa ou com excesso de peso.

A decisão da FDA baseia-se num estudo que concluiu que o fármaco diminui nesta população o risco de problemas cardiovasculares graves, incluindo AVC e ataques cardíacos.

A farmacêutica Novo Nordisk pediu ao regulador europeu do medicamento (EMA, na sigla em inglês) para expandir o uso do medicamento Wegovy para problemas cardiovasculares, mas aguarda resposta.

O fármaco, aprovado pela EMA para tratamento da obesidade, não é comercializado em Portugal.

LUSA/HN

2 Comments

  1. Áurea Almeida

    Very good decision
    Let’s prevent AVC

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This