OPP defende “alinhamento de convergência entre as estruturas da educação e da saúde”

12 de Março 2024

A vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, defendeu, em Tavira e Loulé, ser necessário um "alinhamento de convergência entre as estruturas da educação e da saúde" para resolver o problema de os psicólogos nas escolas estarem a fazer o trabalho que devia ser feito nos centros de saúde, quando a necessidade é do foro clínico. 

As declarações foram feitas durante uma visita a locais onde trabalham psicólogos em Tavira e Loulé, que faz parte da iniciativa ‘Trilhos da Psicologia’. Uma das psicólogas presente numa das reuniões lamentou não ter tempo para as atividades de prevenção e de promoção de competências que deviam ser feitas nas escolas e de acontecer uma espécie de “bombeirismo” ao ter de se atender sistematicamente a situações urgentes. “É uma angústia. Queríamos fazer o trabalho que sabíamos que devíamos estar a fazer. Mas não podemos deixar uma criança sem resposta. Sabemos que o centro de saúde não a vai dar por falta de recursos”.

Os membros da direção nacional e da direção da Delegação Regional Sul da OPP, que organizaram estes Trilhos da Psicologia, visitaram o Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de Tavira, num edifício que era um antigo convento.

Em Loulé, a comitiva da OPP visitou a Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), fundada em janeiro de 1991 para “dar resposta às pessoas quando não estão com problemas agudos” e “promover a saúde mental inclusiva”. Tem vários tipos de respostas, como uma Unidade de Vida Apoiada e uma Unidade Socio-Ocupacional para adolescentes.

Nas duas cidades houve reuniões com psicólogos da região, onde se esclareceram dúvidas e se conheceram as principais dificuldades sentidas pelos profissionais no terreno, seja na área clínica, social, da educação ou do trabalho.

Em representação da direção nacional da OPP estiveram a vice-presidente Sofia Ramalho e o vogal Tiago Pereira. A direção da Delegação Regional do Sul (DRS) foi representada pela presidente Raquel Raimundo e pelos vogais Carla Fernandes e Gabriel Soares.

Os Trilhos da Psicologia são uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights