“Partilhamos convosco vários desses olhares, através de desenhos feitos por crianças e jovens dos 3 aos 14 anos, sobre a temática deste dia. As suas perspetivas ajudam a resgatar a saúde como património humano e a destacar a importância e necessidade de garantir acesso universal aos recursos de saúde e a um ambiente saudável”, destaca o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).
Explica ainda: “Através dos seus desenhos, estas crianças e jovens comunicam-nos a importância de crescer saudavelmente, interpretam e dizem o que é ter saúde, e o que podemos fazer para a ter”. Os desenhos foram publicados no site e nas redes sociais da SRCOM.
Recorde-se que a OMS ressaltou para esta data o tema “a minha saúde, o meu direito”, sublinhando a saúde como direito humano fundamental, não um luxo, num mundo onde milhões de pessoas a veem limitada ou ameaçada por doenças, desastres, conflitos, crise climática, acrescenta o comunicado de imprensa da SRCOM.
“Porque as crianças são o futuro, e nos mostram a importância de crescer com saúde, o que é ser saudável e o que devemos fazer para ter saúde, queremos perceber e dar a conhecer as suas perspetivas para esta missão à qual a SRCOM se associa”, conclui Manuel Teixeira Veríssimo.
PR/HN
0 Comments