Associação Nacional de Cuidados Continuados lamentam ausência de medidas no Plano de Emergência para a Saúde

29 de Maio 2024

A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) lamentou hoje a ausência de medidas para o setor no Plano de Emergência para a Saúde, questionando como será feita a libertação de camas indevidamente ocupadas nos hospitais.

“A Associação Nacional dos Cuidados Continuados vem, desta forma, lamentar profundamente que o tão aguardado Plano de Emergência para a Saúde não tenha uma única medida ou palavra sequer relativa aos cuidados continuados”, reagiu a ANCC em comunicado.

Isto apesar de o plano prever a “libertação de camas indevidamente ocupadas nos internamentos hospitalares”, isto é, 2.164 casos apontados pelo Governo, sendo que, destes, 44% aguardam vaga na Rede Nacional de Cuidados Continuados”,

A associação acusa o executivo de dar continuidade à política do anterior e a uma postura em que os cuidados continuados “não interessam para resolver os problemas do setor da saúde, quando são tão fundamentais”, sublinhando que “o Governo não explica como irá resolver estes internamentos indevidos”.

A ANCC critica ainda a referência à valorização dos profissionais de saúde por entender que exclui os do setor privado e social, que “o Governo despreza e discrimina face aos do setor público ao não pagar o suficiente para que estes tenham salários iguais aos funcionários públicos”, que auferem entre 60% e 80% mais do que os do setor social e dos cuidados continuados.

“Há quem atribua a frase a Eça de Queiróz (outros a Mark Twain): ‘Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente pela mesma razão’. Neste caso, mudaram-se os políticos, mas continua tudo a cheirar mal no que respeita à forma como tratam o nosso setor”, criticou a ANCC.

O Plano de Emergência da Saúde está organizado em cinco eixos estratégicos prioritários.

Regularizar o acesso aos cuidados de saúde garantindo o atendimento do doente no tempo clinicamente recomendado é um dos eixos do plano, que visa também criar um ambiente seguro para o nascimento, reforçar o serviço de urgência, resolver os problemas de acesso aos cuidados de saúde primários e garantir o acesso a serviços habilitados à prestação de cuidados de saúde mental.

Em cada eixo, o plano prevê medidas urgentes, de aplicação imediata, para obter resultados num período de até três meses; prioritárias, planeadas para gerar resultados até ao final do ano; e estruturantes, com planeamento e aplicação a médio-longo prazo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights