Urgências de Ginecologia e Obstetrícia e bloco de partos em Aveiro encerrados

2 de Junho 2024

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o bloco de partos do Hospital de Aveiro estão encerrados hoje desde as 08:30 por falta de médicos disponíveis, anunciou a instituição.

Segundo a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro, “por motivos imprevistos e apesar de todos os esforços encetados para completar as escalas médicas, estão previstos constrangimentos no funcionamento” desses serviços.

Entre as 08:30 de hoje e as 08:30 de segunda-feira, os serviços em causa estão encerrados e, em caso de necessidade, “as utentes devem contactar a linha SNS 24 Grávida (808 24 24 24) ou o INEM (112)”, refere o hospital.

“A ULS da Região de Aveiro apela à compreensão de todos, lamentando, desde já, os eventuais constrangimentos que esta situação possa causar e que, apesar de todos os esforços, não foi possível ultrapassar”, pode ainda ler-se no comunicado.

A falta de recursos médicos tem vindo a causar uma grande pressão na gestão das escalas das urgências hospitalares, com particular incidência durante o verão.

Na semana passada, o movimento Médicos em Luta anunciou que está a recolher assinaturas para uma carta a enviar ao Ministério da Saúde a alertar para os problemas do setor e admitiu um “verão quente”, com falta de profissionais para preencher as urgências.

“Neste momento estão-se a recolher assinaturas para um abaixo-assinado numa carta à ministra” a recusar fazer horas extraordinárias adicionais, disse Susana Costa, porta-voz do movimento Médicos em Luta.

Perante a falta de profissionais para preencher as escalas dos serviços de urgência, a médica avisou que, “ainda que não haja a movimentação que houve ano passado”, quando milhares de médicos aderiram, o país vai “ter um problema muito sério no preenchimento das escalas dos serviços de urgência”.

Em declarações à Lusa, a dirigente do movimento inorgânico que promoveu a recusa às horas extraordinárias no ano passado avisou que “será um verão quente” para completar as escalas durante o período de férias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Hospital de Évora ganha especialidade de Cirurgia Maxilofacial

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), integrado na Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), conta, desde meados deste mês, com a especialidade de Cirurgia Maxilofacial na sua carteira de serviços, foi hoje anunciado.

Relatório de saúde STADA 2024: sistemas de saúde na Europa precisam de reformas urgentes

Os sistemas de saúde europeus estão em crise e necessitam de uma reforma urgente, revela o Relatório de Saúde da STADA 2024. Este inquérito representativo, que envolveu cerca de 46.000 entrevistados em 23 países europeus, destaca que os sistemas de saúde não conseguem atender adequadamente às necessidades de muitos europeus, levando-os a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights