Durão Barroso e Mariana Van Zeller entre as presenças confirmadas na 9.ª edição das Conferências do Estoril

6 de Junho 2024

Durão Barroso (ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro português), Carlos Gonçalo das Neves (cientista chefe da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar), Mariana Van Zeller (premiada jornalista e autora da série ‘Na Rota do Tráfico’ da National Geographic), Sherri Aldis (diretor do Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental) e Zaynab Ali Abdi (jovem refugiada e Embaixadora de Jovens Imigrantes e Refugiados no Green Card Voices) são algumas das presenças confirmadas na 9.ª edição das Conferências do Estoril.

O evento, que este ano se realiza nos dias 24 e 25 de outubro, no Campus de Carcavelos da Nova SBE, contará também com Mónica Ferro (diretora do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a População, em Genebra), Derek Ali (fundador e CEO da EngineEars – plataforma inovadora para engenheiros de som e produtores musicais), Watatakalu Yawalapiti (artista, ativista e membro do Movimento Mulheres do TIX) e Richard Roberts (Nobel da Medicina em 1993).

Time to ReThink é o grande tema deste ano, a partir do qual se vai desencadear o diálogo que incentiva a reflexão de assuntos tão diversos como política, agricultura, artes, economia, ativismo social e medicina.

Paz, políticas, planeta, inteligência artificial & tecnologia e longevidade são os cinco pilares temáticos que vão orientar o diálogo deste ano e apelar à ação coletiva.

O ex-primeiro-ministro português e atual chairman da Goldman Sachs, José Manuel Durão Barroso, é uma das mais aguardadas presenças nas Conferências do Estoril. Num momento em que é imperativo repensar o nosso mundo, o ex-presidente da Comissão Europeia apresentará a sua visão para o futuro e contribuirá com a sua vasta experiência internacional no debate no âmbito do pilar “políticas”.

Para completar este pilar estará também presente Mónica Ferro (diretora do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a População em Genebra), que se junta ao leque de oradores confirmados nesta edição, contribuindo com o seu conhecimento e currículo internacional na discussão sobre o acesso universal aos serviços de saúde reprodutivos e defesa dos direitos das mulheres no mundo.

Carlos Gonçalo das Neves (cientista português que esteve no centro da investigação sobre a origem da Covid-19 e atualmente à frente da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, desde novembro de 2022) traz a sua experiência para a discussão dos temas em contexto de saúde numa reflexão no pilar “longevidade”.  Ainda neste pilar – e numa reflexão sobre os temas de saúde – junta-se Richard Roberts (Nobel da Medicina em 1993 e defensor dos organismos geneticamente modificáveis), que partilhará com a plateia a sua perspetiva sobre “por que razão devemos amar as bactérias”.

A diretora do Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, Sherri Aldis, participará num debate no âmbito do pilar da paz, juntando-se a outras figuras internacionalmente conhecidas na discussão sobre o contexto geopolítico atual, que regista o maior número de conflitos violentos desde a Segunda Guerra Mundial.

Também associada ao pilar da paz está confirmada a presença de Mariana Van Zeller, a premiada jornalista portuguesa, autora da série da National Geographic “Na Rota do Tráfico”. Traz ao palco das Conferências as suas histórias revelando como muitas vezes entrou em contacto direto com indivíduos e comunidades em situações desafiadoras para conseguir desenvolver o seu trabalho. Com mais de uma década de vivência a acompanhar casos no submundo do crime, tráfico de órgãos humanos, assassinos contratados e extorsão sexual, trabalhou em zonas perigosas como Serra Leoa, Sri Lanka ou México, acompanhou o atentado de 11 de setembro de 2001 e venceu três importantes prémios: Peabody, People’s Voice Webby Award eLivingston Award for Young Journalists.

Zaynab Ali Abdi, a jovem refugiada da Somália e do Iémen e ativista social que trabalha com Malala Yousafzai (Prémio Nobel da Paz, 2017), é atualmente Embaixadora de Jovens Imigrantes e Refugiados no Green Card Voices. Ancorada no tema paz, Zaynab trará a palco toda a sua experiência de transformar a adversidade em experiências positivas e de esperança.

As primeiras confirmações para a 9.ª edição das Conferências do Estoril incluem ainda Derek Ali (fundador da EngineEars e produtor musical mundialmente conhecido pela sua colaboração com o rapper Kendrick Lamar), que na sua participação irá partilhar de que forma os avanços tecnológicos da inteligência artificial estão a redefinir e remodelar o futuro dos negócios, da música e da sociedade.

Watatakalu Yawalapiti (membro do Movimento Mulher do TIX, organização que defende os direitos das mulheres indígenas no Brasil, mundialmente conhecida pelo ativismo também em questões ambientais e culturais) é o último nome anunciado, numa participação dedicada aos atuais desafios na luta pela igualdade entre homens e mulheres.

Laurinda Alves, diretora executiva das Conferências do Estoril, adianta: “estamos muito confiantes na relevância dos oradores e na diversidade de temas num ano que passará à história como o ano com mais guerras e conflitos armados ativos desde a II Guerra Mundial, mas também marcado pelas alterações geopolíticas decorrentes do facto de haver 70 processos eleitorais em curso em todo o mundo, com particular destaque para as eleições europeias e americanas. Acresce a tudo isto o facto de 2024 ser o ano histórico da transição demográfica, pois há pela primeira vez mais pessoas no planeta com mais de 65 anos do que com menos de 16. Por tudo isto, mantemos o compromisso de inspirar todas as gerações a promover um mundo melhor e continuamos empenhados em contribuir para a sensibilização da nossa sociedade para a necessidade de uma mudança urgente para que todos possamos viver de forma mais sustentável, humanizada, justa e equitativa”.

Sob organização da Nova SBE e da NOVA Medical School, as Conferências do Estoril contam este ano, pela primeira vez, com a parceria do Digital Data Design Institute de Harvard (D^3), instituto dedicado ao estudo do impacto das novas tecnologias no mundo e nos negócios e que se junta à coorganização do evento com a Câmara Municipal de Cascais e o Turismo de Portugal.

O evento é de participação gratuita, contudo a inscrição é obrigatória, com limitação de lugares presenciais. A Conferência será transmitida em direto através de uma plataforma digital, aberta e gratuita a participantes de todo o mundo, também com registo.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Hospital de Évora ganha especialidade de Cirurgia Maxilofacial

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), integrado na Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), conta, desde meados deste mês, com a especialidade de Cirurgia Maxilofacial na sua carteira de serviços, foi hoje anunciado.

Relatório de saúde STADA 2024: sistemas de saúde na Europa precisam de reformas urgentes

Os sistemas de saúde europeus estão em crise e necessitam de uma reforma urgente, revela o Relatório de Saúde da STADA 2024. Este inquérito representativo, que envolveu cerca de 46.000 entrevistados em 23 países europeus, destaca que os sistemas de saúde não conseguem atender adequadamente às necessidades de muitos europeus, levando-os a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights