Utentes exigem medidas do Governo para colmatar falta de médicos no hospital de Almada

19 de Junho 2024

 A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Almada (CUSCA) exigiu ao Governo “medidas imediatas” para acabar com os encerramentos temporários dos serviços de urgência de obstetrícia e pediatria no Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada.

“O Governo, este Governo, tem de criar as condições para a resolução do problema da falta de profissionais de saúde, designadamente de médicos, para que os encerramentos temporários dos serviços de urgência de obstetrícia e pediatria do HGO não sejam uma solução definitiva”, disse à agência Lusa Luísa Ramos, da CUSCA.

“As preocupações da comissão de utentes aumentaram com a publicação do mapa das urgências, que indicia a continuidade dos encerramentos temporários, face à ausência de medidas concretas para resolver o problema da falta de médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, acrescentou.

Para Luísa Ramos, trata-se de uma “situação inaceitável”, que obriga os utentes a deslocarem-se dezenas de quilómetros e, quando são encaminhados para os hospitais de Lisboa, a sujeitarem-se aos frequentes constrangimentos do trânsito na ponte 25 de Abril.

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Almada adverte também para o habitual “aumento da procura do HGO durante a época de verão, o que poderá agravar ainda mais os constrangimentos na prestação de cuidados de saúde” no HGO.

De acordo com a estratégia definida pela direção executiva do SNS, os serviços de urgência de pediatria e obstetrícia na península de Setúbal são normalmente assegurados, de forma alternada, pelos hospitais públicos da região, em Almada, no Barreiro e em Setúbal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights