Kamala Harris diz que “está tudo em jogo” quanto aos direitos reprodutivos nas eleições de novembro

24 de Junho 2024

A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, considera que "está tudo em jogo" nas eleições de novembro quanto aos direitos de saúde reprodutiva, com os democratas focados em expor as diferenças com o republicano Donald Trump antes do debate desta semana.

Os comentários de Harris, numa entrevista à MSNBC, surgem no momento em que a campanha de Joe Biden anunciou a realização de mais de 50 eventos em estados importantes e não só, para assinalar o segundo aniversário da decisão do Supremo Tribunal sobre o caso jurídico que anulou o direito legal federal ao aborto.

O democrata Joe Biden e os seus aliados procuram recordar aos eleitores que a decisão histórica de 2022 foi tomada por um tribunal superior que incluía três juízes conservadores nomeados durante o mandato de Trump na Casa Branca.

“Todas as pessoas, seja qual for o seu género, devem compreender que, se uma liberdade tão fundamental como o direito de tomar decisões sobre o seu próprio corpo pode ser tomada, devem estar conscientes das outras liberdades que podem estar em jogo”, vincou Harris na entrevista conjunta à MSNBC com Hadley Duvall, uma defensora do direito ao aborto do Kentucky que foi violada pelo padrasto em criança.

A campanha de Biden acredita que o direito ao aborto pode ser uma questão galvanizadora no que se espera que seja uma eleição geral renhida.

Em abril, Trump disse que acreditava que a questão devia ser deixada ao critério dos Estados.

Mais tarde, numa entrevista, Trump afirmou que não assinaria uma proibição nacional do aborto se esta fosse aprovada pelo Congresso, e recusou-se a explicar em pormenor a sua posição sobre o acesso das mulheres à pílula abortiva mifepristona.

Relativamente ao debate, agendado para a noite de quinta-feira [hora local] em Atlanta, Biden iniciou a preparação em Camp David.

Quanto a Trump, é de esperar que realize reuniões na sua propriedade em Mar-a-Lago, na Florida, esta semana como parte de um processo de preparação informal.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights