Saúde e Educação publicam guia para uma alimentação saudável

12 de Setembro 2024

As direções-gerais da Saúde e da Educação publicaram um guia com dez recomendações para uma alimentação saudável no regresso às aulas, apresentando os grupos de alimentos que devem ser privilegiados na lancheira.

O guia com 14 páginas foi desenvolvido pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE), e tem como destinatários os pais e encarregados de educação.

“Saber escolher, saber fazer e saber educar para uma alimentação saudável foram os princípios base para o desenvolvimento do conjunto de recomendações descritas neste guia”, refere a DGS numa nota publicada no seu ‘site’, onde está disponível o documento.

No guia “10 (+1)” são apresentados os grupos de alimentos que as crianças e jovens devem privilegiar nas refeições do pequeno-almoço e lanches, por serem muitas vezes os contextos propícios para hábitos alimentares desequilibrados.

“A importância de escolher comer bem, na quantidade certa, é também uma recomendação deste guia, já que é fundamental que crianças pequenas consumam quantidades mais pequenas”, salientam os autores do documento.

Entre as 10 recomendações das autoridades para uma alimentação saudável estão “um pequeno-almoço equilibrado”, “mais água e menos bebidas açucaradas”, “fruta e hortícolas, cinco por dia”, “leite e derivados todos os dias, mas na dose certa”, “sal iodado, mas sempre como moderação” e “menos alimentos processados”.

Destaca também que o pescado é “um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional, mas pouco consumido pelos mais jovens”, devendo ser variado.

Por fim, reforça a qualidade das refeições oferecidas em meio escolar e incentiva as crianças a almoçarem no refeitório escolar.

“Em Portugal existe legislação do Ministério da Educação que permite garantir que a alimentação fornecida nas escolas é saudável” e “Estudos mostram que as crianças que almoçam na escola tendem a ter hábitos alimentares mais saudáveis” são mensagens publicadas no guia.

O pequeno guia reconhece também “a difícil tarefa que é educar as crianças para uma alimentação saudável”, dando, por isso, algumas orientações e estratégias como envolverem as crianças na escolha, preparação e confeção dos alimentos.

“Embora a escola tenha um papel importante na educação alimentar das crianças e jovens, os bons hábitos alimentares começam em casa, em família”, salienta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Farmacêuticos podem evitar mais de 5 milhões de consultas e urgências – Congresso Nacional dos Farmacêuticos

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, preside a Sessão de Abertura do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024, que se realiza esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 12:00 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, que conta ainda com a participação do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, e do Presidente do Congresso, Rui Medeiros.

Trabalhadores da Saúde marcam greve para 06 dezembro

Os trabalhadores da saúde vão fazer uma greve em 06 de dezembro pela abertura dos processos negociais, contratação de mais trabalhadores e valorização profissional, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

MAIS LIDAS

Share This