Centro de Saúde de Oliveira do Hospital muda de instalações devido a obras

17 de Outubro 2024

Os serviços do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital vão mudar provisoriamente para a antiga escola primária, enquanto decorrerem obras de ampliação e requalificação no valor de 2,5 milhões de euros, anunciou hoje a Câmara Municipal.

De acordo com o Município de Oliveira do Hospital, a mudança de instalações para a antiga escola do 1.º ciclo de ensino básico, localizada no centro da cidade, ocorre a partir de sexta-feira, embora nesse dia os utentes devam “dirigir-se às alternativas assistenciais mais próximas”.

“Aquele equipamento de saúde vai entrar em obras, obrigando a esta transferência dos serviços para o novo espaço”.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta autarquia do distrito de Coimbra informou que o espaço provisório contempla sete gabinetes médicos, nove gabinetes de enfermagem, cinco salas de tratamento e duas farmácias, bem como duas salas de espera para utentes, além dos espaços para funcionamento de outras orgânicas.

Ali vão funcionar a Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras D’Ulvária, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), a Unidade de Saúde Pública (USP) e o Gabinete do Cidadão/Serviço Social.

“Estas instalações provisórias foram adaptadas às necessidades dos profissionais de saúde e conferem acessibilidade e centralidade, que os utentes vão encontrar num espaço de qualidade, cómodo e acolhedor”, apontou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

Já sobre as obras no Centro de Saúde, o autarca evidenciou que vão permitir “ter um novo e moderno equipamento de saúde em Oliveira do Hospital, que permitirá melhores condições para os profissionais de saúde, mas também ótimas condições para todos os utilizadores e utentes do Serviço Nacional de Saúde”.

A empreitada de ampliação e requalificação do edifício do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital representa “um investimento altamente estratégico na área da saúde”, de cerca de 2,5 milhões de euros, que será financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Criará novas condições de atendimento aos utentes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde, e contemplará a ampliação (a norte) daquele equipamento, através da construção de um novo edifício com três pisos; para além de cumprir com as recentes normas de dimensionamento e organização definidos pelo Ministério da Saúde”, referiu o Município de Oliveira do Hospital.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights