Escala deixa Ovar sem farmácias abertas de madrugada durante 2025

22 de Outubro 2024

A Câmara de Ovar criticou o calendário das farmácias do concelho para 2025 porque a escala de serviço proposta pela tutela dos referidos estabelecimentos não garante funcionamento permanente em nenhum dia do ano.

Em causa está a tabela de horários para as 15 farmácias do município do distrito de Aveiro apresentada à autarquia pela Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. e que já foi discutida em reunião de Câmara, sendo chumbada unanimemente pelo executivo, composto por maioria PSD e vereação PS.

O presidente da Câmara Municipal reconhece que a proposta do Infarmed parte da Associação Nacional de Farmácias, mas, independentemente da autoria da escala de serviço global sugerida para os 15 estabelecimentos do concelho, diz ser contra o conteúdo apresentado.

“Na proposta de escala que a Câmara Municipal recebeu, nenhuma das farmácias do concelho estaria aberta, em nenhum dia de 2025, após as 24:00. O serviço permanente – ou seja, após as 24:00 – seria assegurado todos os dias com farmácias do concelho de Santa Maria da Feira”, declarou Domingos Silva à agência Lusa.

Para o presidente da autarquia, “o mesmo é dizer que qualquer munícipe do concelho de Ovar que precise de uma farmácia de madrugada teria que se deslocar ao concelho da Feira” ou outro da região.

Assim, e à semelhança do que já aconteceu em 2023 relativamente à escala de 2024, “a Câmara Municipal de Ovar analisou a proposta e emitiu parecer desfavorável”.

Domingos Silva realçou, contudo, que “o parecer da Câmara não é vinculativo”, pelo que, não havendo disponibilidade do Infarmed ou da Associação Nacional de Farmácias para alterar a escala chumbada, “o mais provável é que a proposta venha mesmo a ser aplicada na prática em 2025”.

Questionada pela Lusa, a Associação Nacional de Farmácias afirma que cinco das dezasseis farmácias ali localizadas garantem o seu funcionamento até às 24 horas, todos os dias, de forma rotativa.

A associação acrescenta que “após essa hora, o atendimento é reforçado através da linha 1400 que, entre as 24h e a hora de abertura das farmácias de Ovar, encaminha o Utente para a farmácia em serviço de permanência, mais próxima, no concelho de Santa Maria da Feira (a cerca de 11 km) onde está localizado o serviço de urgência da ULS Entre Douro e Vouga”.

“Sem prejuízo do que se informa, reiteramos que as farmácias mantêm a sua disponibilidade para, em conjugação de esforços com as entidades competentes, responder às necessidades reais das populações”, sublinha.

A Lusa questionou também o Infarmed sobre o assunto e aguarda resposta.

Com uma área de 148 quilómetros quadrados e uma extensão de costa marítima na ordem dos 17 quilómetros, o município de Ovar é habitado por cerca de 55.400 residentes permanentes e, na época balnear, com visitantes de deslocação diária e turistas com alojamento temporário, aumenta essa população em 25% a 50%.

O Hospital Francisco Zagalo, nesse concelho, não tem serviço de urgência, e o Centro de Saúde de Ovar dispõe de Serviço de Atendimento Permanente sete dias por semana, das 08:00 às 24:00.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This