Mais de 60 pessoas com albinismo operadas devido a cancro de pele em Moçambique

23 de Outubro 2024

 Mais de 60 pessoas com albinismo estão a ser submetidas a cirurgias de cancro de pele por uma missão médica espanhola no Hospital Central de Maputo (HCM), avançou hoje a maior unidade hospitalar de Moçambique.

Os pacientes fazem parte de um grupo de 400 pessoas que estão a receber tratamentos para doenças de pele desde a semana passada, no hospital, e estavam em estado avançado da doença, indicou o HCM.

“Nós precisamos de fazer mais educação de modo que não cheguemos a este nível de cirurgia. Com tratamento médico pode-se fazer a destruição destas lesões que são chamadas lesões pré-cancerosas, que podem evoluir para o cancro”, afirmou a diretora do Serviço de Dermatologia do HCM, Gilda Luciano.

A responsável reiterou a necessidade de mais profissionais na área para evitar casos avançados da doença.

“O hospital central é um hospital de referência, recebemos pacientes de todo país e nós somos poucos dermatologistas, então o que nós precisamos é ter mais profissionais a nível dos outros hospitais periféricos de modo a que estes casos avançados não nos cheguem”, explicou.

Foram observados, ainda, pela missão médica espanhola, cerca de mil pacientes com albinismo nos hospitais provinciais de Xai-Xai, Tete e da Beira, no centro e no sul do país.

O albinismo é uma condição de ausência de melanina na pele, nos olhos, nos pelos e nos cabelos, componente responsável pela pigmentação e proteção da radiação solar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

3.º Seminário sobre Linfomas da APCL: Do Diagnóstico à Retoma da Vida

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 12 de abril, a 3.ª edição do Seminário sobre Linfomas, no Auditório do metro de Lisboa (Linha Azul – Estação de metro do Alto dos Moinhos). Este evento, direcionado a doentes, cuidadores e profissionais de saúde, oferece uma oportunidade única para partilhar informação atualizada e apoio a todos os que vivem com linfoma.

Bolsa da APAH vai ajudar a testar percurso específico para pessoas com comportamentos aditivos e melhorar acesso à IVG

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com consultoria técnica da nobox e apoio da Gilead Sciences, vai ajudar a implementar dois projetos inéditos nas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Arrábida e de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, vencedores da 5.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”, que tem como objetivo e implementação de projetos que melhorem a articulação dos cuidados de saúde. 

Estudo internacional identifica alvo promissor para tumores cerebrais infantis

Uma equipa internacional de investigadores identificou o receptor PDGFRA como um alvo promissor no tratamento de gliomas pediátricos de alto grau, tumores cerebrais agressivos com poucas opções terapêuticas. O inibidor avapritinib mostrou eficácia em modelos laboratoriais e humanos, abrindo caminho para novos ensaios clínicos.

Mulheres com Doença de Parkinson: Estudo Revela Subdiagnóstico

Estudo da Egas Moniz School of Health & Science destaca que as mulheres com Doença de Parkinson são frequentemente subdiagnosticadas e enfrentam desafios significativos no acesso a tratamentos especializados. A pesquisa, intitulada “Using a sex- and gender-informed lens to enhance care in Parkinson’s disease”, revela que as diferenças de sexo e género têm um impacto considerável na progressão da doença e na qualidade de vida das pacientes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights