Unidade de Convalescença em Pombal abriu mais de um ano após fim das obras

6 de Novembro 2024

A Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal entrou em funcionamento na segunda-feira, mais de um ano após a conclusão das obras, informou a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL).

Segundo a ULSRL, a abertura só foi agora possível porque esteve dependente da autorização para contratação de recursos humanos.

A unidade, que iniciou o funcionamento com três utentes, vai ser inaugurada na tarde de sexta-feira pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, divulgou a Câmara de Pombal.

Em novembro de 2023, a Lusa noticiou que as obras naquela unidade tinham terminado dois meses antes, em 15 de setembro, estando então a decorrer o “processo de recrutamento dos profissionais”.

“Os recursos humanos afetos a esta unidade serão 14 enfermeiros, 12 assistentes operacionais, dois técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica na área da Fisioterapia, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica na área da Terapia Ocupacional e um técnico superior de diagnóstico e terapêutica na área da Terapia da Fala”, adiantou na ocasião o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

A criação da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal foi um investimento de cerca de 950 mil euros, entre obras e equipamentos.

“Contou com o cofinanciamento de 500 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020 e com o apoio da Câmara Municipal de Pombal no valor até 208.321 euros”, referiu o CHL.

Ainda de acordo com o CHL, “a nova unidade terá uma capacidade para 15 camas e é expectável o tratamento anual médio de 175 doentes”.

Em janeiro de 2022, o CHL anunciou a criação desta unidade, que tem como objetivo o “tratamento e supervisão clínica, continuada e intensiva, para cuidados clínicos de reabilitação, na sequência de internamento hospitalar, recorrência ou descompensação de processo crónico, que possibilite a recuperação e incremento da qualidade de vida dos doentes”.

Os trabalhos contemplaram a reconversão e adaptação de um piso no Hospital Distrital de Pombal, antigo internamento de Cirurgia Geral.

Na ocasião, o CHL fez saber que a nova valência trará “claros benefícios clínicos, já que estará localizada numa área geográfica sem resposta neste setor”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Consultas para toxicodependentes fechadas por falta de profissionais

Dezasseis locais de consulta para toxicodependentes estão fechados por falta de profissionais de saúde, revela um relatório, que estima ser necessário contratar 293 trabalhadores para colmatar as lacunas nos serviços e dar resposta às listas de espera.

MAIS LIDAS

Share This