EDP apoia projetos de energia renovável em Moçambique e mais quatro países africanos

25 de Novembro 2024

A EDP anunciou hoje o financiamento de nove projetos de energia renovável em Moçambique e mais quatro países africanos, num total de 1 milhão de euros, no âmbito da 6.ª edição do Fundo 2AE (Acesso a Energia).

O Fundo 2AE destina-se a “iniciativas em áreas como a saúde e a educação, que terão impacto na vida de mais de 5 milhões de pessoas”, lê-se num comunicado da empresa portuguesa.

Além de Moçambique são beneficiadas unidades de saúde e escolas no Quénia, Malaui, Nigéria e Ruanda, num total de mais de 150 unidades de saúde que prestam cuidados primários à população e cerca de 20 escolas.

“Ao todo, serão nove projetos que, através do recurso a energias renováveis, irão promover o desenvolvimento social, ambiental, e económico em comunidades rurais desses países. No total, estima-se que estes novos projetos beneficiem cerca de 300 mil pessoas diretamente e mais de 5,5 milhões indiretamente”, detalha a EDP.

Os nove projetos, selecionados de um total de 195 candidaturas, têm em comum o uso de tecnologias de produção solar descentralizada, sendo três deles focados na melhoria de cuidados de saúde, quatro destinam-se a instituições de ensino, um é direcionado para o desenvolvimento comunitário e um para o abastecimento de água.

“Com o apoio do Fundo A2E, poderão prestar estes serviços utilizando energia renovável, segura e acessível”, afirma a empresa.

Desde que foi lançado, em 2018, o Fundo A2E já financiou um total 38 projetos em Angola e Moçambique e ainda no Malaui, Nigéria, Quénia, Ruanda e Tanzânia, com um apoio que equivale a 3,5 milhões de euros, contribuindo para melhorar a vida a mais de 230 mil pessoas diretamente, e indiretamente, de cerca de 2,5 milhões, acrescenta a empresa.

“Com esta iniciativa, a EDP reforça a sua estratégia de impacto social e de transição energética justa a nível mundial, especialmente em economias em desenvolvimento”, destaca a empresa.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights