Duas unidades locais de saúde do Alentejo com projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”

20 de Dezembro 2024

As unidades locais de saúde (ULS) do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, e do Alto Alentejo, em Portalegre, aderiram ao projeto que obriga a ligar para o SNS24 antes do recurso às respetivas urgências hospitalares.

As portarias que formalizam a extensão do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” a estas duas unidades no Alentejo, para respostas de proximidade às necessidades assistenciais em situação de urgência, foram publicadas em Diário da República (DR) na quinta-feira.

Contactada pela agência Lusa, a diretora clínica dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Zaida Alves, apontou hoje as vantagens deste projeto para os utentes: “As mais-valias são que o utente pode ser devidamente encaminhado de acordo com a gravidade da sua situação e para o local mais adequado para a prestação de cuidados”.

Esta unidade gere o Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, e os centros de saúde dos cinco concelhos da região, abrangendo um total de cerca de 100 mil utentes.

De acordo com a responsável, esta semana, das mais de mil pessoas que recorreram aos serviços de urgência da ULSLA, “216 foram encaminhadas pelo serviço SNS24, 595 pessoas vieram sem qualquer encaminhamento e sem fazerem uma chamada antes e 150 foram referenciadas para os cuidados de saúde primários com hora marcada”.

“A nossa expectativa é de que as pessoas que vêm por iniciativa própria comecem a ser cada vez menos e que venham sempre referenciadas, porque o objetivo é que a urgência seja totalmente referenciada”, explicou.

A Lusa contactou também a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), mas não conseguiu esclarecimentos sobre o projeto em tempo útil.

O projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que visa retirar doentes das urgências hospitalares, já funciona noutras 22 Unidades Locais de Saúde (ULS) do país.

Segundo a Direção Executiva do SNS (DE-SNS), até final de fevereiro de 2025, está previsto que o projeto arranque em mais oito unidades locais de saúde, representando 85% do total de ULS (39 no país).

Cerca de 350 mil doentes foram retirados das urgências hospitalares desde que o projeto se iniciou, em maio de 2023, de acordo com os dados da DE-SNS.

Dos cerca de 670 mil contactos dos doentes com o SNS24 realizados entre maio de 2023 e a passada segunda-feira, mais de 280 mil foram referenciados para os cuidados de saúde primários e cerca de 70 mil ficaram em autocuidados, totalizando cerca de 350 mil doentes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights