Hospital de Gaia investe 2,4ME e aumenta resposta em Radiologia e Neurorradiologia

3 de Janeiro 2025

O serviço de imagiologia da Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho (ULSGE) dispõe, a partir de hoje, de um novo equipamento de ressonância magnética, que possibilitará a realização de estudos avançados de Radiologia e Neurorradiologia.

A aquisição do novo equipamento representa um investimento de 2,4 milhões de euros, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e irá dotar a ULSGE do seu terceiro equipamento de ressonância, que possibilitará a realização de estudos avançados de Radiologia e Neurorradiologia, com ganhos em qualidade e de eficiência, assim como diagnósticos de imagem mais precisos, com redução nos tempos de resposta e nos custos de produção, assinala o comunicado daquela unidade de saúde.

A inauguração, prevista para as 12:00, no Hospital Eduardo Santos Silva, irá contar com a presença do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra D’Almeida, em representação da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, indica a nota de imprensa.

Citado pelo comunicado, o diretor do serviço de imagiologia da ULSGE, Pedro Sousa, reforça que este equipamento é a “peça que permite concluir a internalização total deste tipo de exames”, que se realizam agora em equipamentos “exclusivamente públicos e por profissionais de saúde exclusivamente com contratos públicos, situação muito pouco comum no Serviço Nacional de Saúde”.

Acrescenta o especialista que este investimento irá permitir um” maior desenvolvimento da investigação clínica, dada a diferenciação deste tipo de RM (RM 3T, que permite maior velocidade na captação de imagem, assim como melhor resolução, que se traduz em maior conforto ao doente, melhor diagnóstico e possibilidade de realização de mais exames)”.

Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração, Rui Guimarães, igualmente citado, salienta que a aquisição deixa a ULSGE “menos dependente do exterior”, permitindo-lhes “realizar a totalidade das imagens de diagnóstico” naquela ULS, com “a qualidade que é reconhecida”.

Rui Guimarães assinalou ainda o percurso realizado, indicando que nos últimos três anos “dotaram a ULSGE com mais ecógrafos, mais raios-x, mais angiógrafos”.

“Ainda na passada segunda-feira foi inaugurada uma TAC na nossa unidade de Espinho. Esta aposta deixa todos os utentes da ULSGE mais bem servidos, com maior rapidez e em integração, com exames facilmente consultáveis pelos médicos que os solicitam, e pelo próprio utente”, disse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Alzheimer: mais do que tau e amiloide, genes revelam novos caminhos

Investigação liderada pela Professora Kristel Sleegers identifica 75 variantes genéticas associadas à doença de Alzheimer, revelando ligações entre genes específicos e diversas alterações cerebrais. Estudo destaca a complexidade da doença e abre caminho para abordagens de tratamento mais personalizadas

Seixal exige mais médicos de família ao Governo

Câmara Municipal do Seixal critica atribuição de apenas uma vaga para médico de família na ULS Almada-Seixal, considerando insuficiente para suprir as necessidades dos 38 mil utentes sem médico de família

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights