Unidade Local de Saúde de Aveiro abre centro de atendimento para verdes e azuis

8 de Janeiro 2025

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) abriu hoje um Centro de Atendimento Clínico, para doentes triados com pulseiras verdes e azuis, informou aquela entidade.

De acordo com uma nota de imprensa, começou hoje a funcionar em Anadia o primeiro Centro de Atendimento Clínico (CAC) da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro.

O novo centro, instalado no Hospital da Santa Casa da Misericórdia, vai funcionar sete dias por semana, entre as 08:00 e as 20:00.

“Este novo Centro destina-se à referenciação via SNS 24 e também dos Serviços de Urgência de Aveiro e Águeda de doentes triados com pulseiras verdes e azuis, considerados não urgentes ou pouco urgentes”, esclarece a nota.

A medida visa “evitar tempos de espera inadequados e acautelar um desajustado acesso às urgências dos Hospitais de Aveiro e Águeda, mais diferenciadas e preparadas para emergências e urgências”, justifica a entidade.

A ULS RA explica que a nova resposta “está também desenhada para poder atender os doentes que não tem médico de família, esporádicos, e migrantes que, em caso de doença aguda, acabavam por ter que ser atendidos em ambiente de urgência”.

“A ULS RA, com a abertura deste CAC, está a garantir um reforço da capacidade integrada de resposta ao cidadão, que assim, em situações de menor gravidade, pode resolver a sua situação de saúde de forma mais rápida e confortável”, salienta a nota de imprensa.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights