Angola com total de 671 casos de cólera e mais três óbitos nas útimas 24 horas

22 de Janeiro 2025

O Ministério da Saúde angolano anunciou hoje que foram notificados mais 59 casos de cólera nas últimas 24 horas, com registo de três mortos, aumentando o total para 671 casos distribuídos por cinco províncias.

Luanda continua a ser a província mais atingida, com 45 novos registos nas últimas 24 horas, dos quais 25 no município de Cacuaco, epicentro do surto declarado em 07 de janeiro.

Foram também notificados dez casos na província de Icolo e Bengo, três na província de Bengo e um na província de Huambo.

Os três óbitos foram referenciados na província de Luanda.

Atualmente, estão internadas 75 pessoas com cólera.

No total estão contabilizados desde o início do surto 671 casos, com idades compreendidas entre os 2 e os 81 anos, sendo o grupo etário mais afetado o dos 2 aos 9 anos, com 168 casos e dez óbitos.

Desde o início do surto foram registados 32 óbitos, dos quais 23 na província de Luanda, seis na província do Bengo e três na província do Icolo e Bengo.

No fim de semana, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou que pretende ter o surto de cólera controlado até março, através da concretização de trabalho comunitário e promoção da saúde, abastecimento de água potável, eliminação dos focos de lixo, tratamento precoce dos casos e aquisição de vacinas.

Entidades governamentais e as Forças Armadas Angolanas montaram pequenos centros de hidratação nas áreas mais críticas, bem como centros de tratamento da cólera.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights