Foco de Gripe Aviária detetado nas Caldas da Rainha após morte de pavões em parque

24 de Janeiro 2025

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) sinalizou dois focos de infeção de Gripe Aviária no concelho das Caldas da Rainha, um deles no Parque D. Carlos I, onde morreram de dois pavões e um pato, informou a câmara.

Os dois focos de infeção de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) foram identificados “numa detenção caseira de aves situada na freguesia de Tornada e Salir do Porto e no Parque D. Carlos I”, divulgou a Câmara das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, explicou que “dois pavões e um pato morreram no parque [D. Carlos I] há quatro ou cinco dias”, o que levou a autarquia a “pedir uma autópsia para despistar a hipótese de os animais terem sido envenenados”.

Face ao resultado negativo, os animais foram sujeitos a uma análise para deteção de gripe das aves, tendo “o resultado positivo sido comunicado ontem [quinta-feira] à noite”.

À agência Lusa Pedro Brás afirmou que “foram de imediato tomadas todas as medidas” e que os restantes animais do parque “foram colocados em quarentena”.

O presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques (independente), também já garantiu que “estão acauteladas todas as medidas de segurança” e que o parque “continua aberto à visitação pública, aconselhando-se apenas que as pessoas a que, se avistarem alguns animais, não os tentem alimentar”.

Em comunicado, a DGAV informou que o outro foco “é respeitante a uma capoeira doméstica localizada na freguesia de Tornada e Salir do Porto” e que em ambos os casos foram implementadas medidas de controlo que “incluem a inspeção aos locais onde a doença foi detetada, a remoção dos animais afetados e a limpeza e desinfeção, assim como a restrição da movimentação e a vigilância das explorações que detêm aves existentes nas zonas de restrição num raio de até 10 quilómetros em redor do foco detetado na capoeira doméstica”.

As áreas de restrição sanitária incluem as localidades de Vidais, Colares, Carvalhal Benfeito, Santa Catarina, Alvorninha, Nadadouro, Foz do Arelho e Salir de Matos, no concelho das Caldas da Rainha.

No concelho de Alcobaça, a restrição estende-se a Alfeizerão, Vimeiro e S. Martinho do Porto e, no concelho de Óbidos, às freguesias de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e Vau.

No comunicado, a DGAV apelou a todos os detentores de aves que cumpram “com rigor as medidas determinadas” para a Gripe Aviária, salientando que o “confinamento de todas as aves detidas no território do continente é a medida mais eficaz para evitar contactos entre aves domésticas e aves selvagens, sendo essencial para prevenir novos focos de doença”.

A câmara e a DGAV informaram ainda que a notificação de “qualquer suspeita deve ser realizada de forma imediata” para a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região de Lisboa e Vale do Tejo ou para o Gabinete Médico Veterinário e Saúde Pública do Município de Caldas da Rainha.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights