PCP quer ouvir ministra da Saúde no parlamento sobre encerramento das urgências de obstetrícia no Barreiro

3 de Fevereiro 2025

O PCP pediu hoje a audição parlamentar urgente da ministra da Saúde sobre “o encerramento definitivo” das urgências de obstetrícia do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro (Setúbal).

No requerimento, o grupo parlamentar do PCP diz ter sido confrontado no final da semana passada “com a intenção do Governo de encerrar definitivamente as urgências de obstetrícia/ginecologia no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, concentrando a resposta no Hospital Garcia de Orta”, em Almada.

“Tal opção é prejudicial para os utentes dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, em especial para as mulheres grávidas e respetivas famílias, que ficam sem o serviço de urgência na sua área de residência”, critica o partido, no requerimento assinado pela líder parlamentar Paula Santos.

Os deputados salientam que, há cerca de dois anos, o serviço de urgência de obstetrícia/ginecologia no Hospital do Barreiro “tem encerrado rotativamente”.

“Houve mesmo momentos em que as três urgências de obstetrícia/ginecologia da Península de Setúbal estiveram encerradas. O PCP opôs-se ao encerramento rotativo das urgências e chamou a atenção que poderia ser um passo para o encerramento definitivo”, recordam.

Para o PCP, “não foram adotadas as soluções necessárias para resolver o problema da carência de profissionais de saúde para assegurar o adequado funcionamento dos serviços públicos de saúde” e o encerramento do serviço de urgência de obstetrícia do Hospital do Barreiro “não é solução e configura um retrocesso no acesso à saúde”.

“Exige-se esclarecimentos do Governo relativamente a esta questão, por isso o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português requer a audição na Comissão de Saúde da senhora ministra da Saúde, com caráter de urgência”, justificam.

Na sexta-feira, os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Setúbal pediram uma reunião urgente à ministra Ana Paula Martins sobre a possibilidade de encerramento da maternidade do Hospital do Barreiro, defendendo que essa “não pode ser solução”.

Ana Paula Martins tinha afirmado nesse dia que o Governo iria estudar a proposta de um grupo de peritos para a criação de um centro maternoinfantil na Península de Setúbal e de integração do Hospital do Barreiro e do Hospital Garcia de Orta (Almada), num regime de urgência metropolitana.

A ministra da Saúde defendeu que a proposta da Comissão Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, coordenada por Caldas Afonso e entregue na semana passada ao Governo para a criação de um centro maternoinfantil na Península de Setúbal, já foi testada com sucesso no norte.

A proposta surge após a tutela “reconhecer que, no último um ano e meio ou dois anos, a Península de Setúbal tem tido muitas dificuldades em conseguir dar resposta à área obstétrica e isso é muito penalizador para as mulheres e famílias”, realçou.

Nessa ocasião, Ana Paula Martins salientou que “o Ministério da Saúde ainda não tomou uma decisão” e assegurou que o Governo só avançará com alterações após falar com os autarcas das áreas abrangidas, conselhos de administração e equipas hospitalares.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights