Angola bate recorde de casos e mortes por cólera

4 de Fevereiro 2025

Angola bateu um recorde de casos e mortes desde o início do surto de cólera com 178 novos casos e seis óbitos nas últimas 24 horas, segundo o ultimo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (Minsa).

Angola totaliza assim 1888 casos e 65 mortes desde o início do surto, no mesmo dia em que foi iniciada uma campanha de vacinação de dois dias para combater a doença que vai abranger quase um milhão de angolanos nas províncias mais afetadas (Luanda, Bengo e Icolo e Bengo).

A imunização deverá acontecer em postos fixos em unidades de saúde, igrejas e outros locais de cultos, mercados, escolas e outros pontos considerados estratégicos, bem como nas comunidades através de equipas móveis para alcançar pessoas que não podem se deslocar até os postos de vacinação.

Dos 178 casos de cólera mais recentes, 108 ocorreram na província do Bengo, 56 na província de Luanda, 13 na província do Icolo e Bengo e um na província do Huambo.

Os seis óbitos foram registados no Bengo (4), Luanda (1) e  Icolo e Bengo (1)

Atualmente, estão internadas 245 pessoas com cólera.

Desde o início do surto, a 07 de janeiro, foram reportados 1.888 casos, dos quais 1.062 na província de Luanda, 530 na província do Bengo, 280 na província do Icolo e Bengo, 5 na província do Huambo, 4 na província de Malanje, 4 na província do Zaire, 2 na província da Huíla e 1 na província do Cuanza Norte, com idades compreendidas entre 2 e 100 anos.

Das 65 mortes, 38 ocorreram em Luanda, 19 no Bengo e 8 na província do Icolo e Bengo.

O grupo etário mais afetado é o dos 2 aos 5 anos de idade com 294 casos e 10 óbitos, seguido do grupo etário dos 10 aos 14 anos de idade com 250 casos e 5 óbitos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights