“Houve necessidade de colhermos algumas amostras, que enviámos para o laboratório de referência (…) e, destas, o resultado que tivemos é que algumas são sugestivos ao vibrião colérico”, disse o médico chefe provincial da Zambézia, Isaías Marcos, citado hoje pela comunicação social.
Segundo o responsável, os pacientes estão a ter acompanhamento hospitalar a partir de um centro de isolamento da doença.
“É preciso beber água tratada, através de fervura, termos cuidado com nossa higiene e todos que se sentirem doentes devem dirigir-se rapidamente a uma unidade sanitária”, pediu Isaías Marcos.
Dados do Ministério da Saúde até 17 de dezembro do ano passado indicam que a província de Nampula, no norte do país, registou o acumulado de 302 casos, com 29 mortes desde outubro.
O último relatório sobre a progressão da doença no país, entre outubro de 2023 e julho do ano passado indica um total de 16.506 infetados e 38 mortos, com uma taxa de letalidade que se mantém em 0,2%, em todo o país.
LUSA/HN
0 Comments