Utentes protestam no sábado contra entrega de hospital de Santo Tirso à Misericórdia

6 de Fevereiro 2025

O Movimento de Utentes do Hospital de Santo Tirso realiza no sábado uma tribuna pública para protestar contra a entrega da gestão deste hospital à Misericórdia, apelando hoje à participação de todos "os que não aceitam esta decisão".

“A história mostrou-nos que a força do povo unido pode travar os ataques ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). Foi assim no passado, quando tentaram transferir a gestão para a Misericórdia, e será assim agora, se agirmos juntos. A nossa mobilização é determinante para garantir que a saúde continua a ser um direito de todos, e não um privilégio para quem pode pagar”, defende o movimento de utentes.

Segundo os utentes, a entrega do hospital à Misericórdia “não resolve os problemas do SNS. Pelo contrário, fragiliza ainda mais os serviços públicos, empurra profissionais para o setor privado e coloca em risco o acesso universal à saúde” pelo que consideram ser este “o momento de agir”.

“Este é o momento de lutar. Este é o momento de defender o que é nosso” e de “mostrar, juntos, que não aceitamos que o nosso hospital seja entregue a interesses privados, mesmo sob o disfarce do ‘setor social’”, sublinham.

O anúncio da decisão do Governo de transferência da gestão do Hospital para a Santa Casa da Misericórdia é “uma medida que põe em risco o futuro do SNS no concelho, fragilizando ainda mais um serviço já penalizado por anos de desinvestimento, falta de valorização dos seus profissionais e transferência crescente de recursos públicos para o setor privado”, refere, em comunicado, o porta-voz do movimento, Rodrigo Azevedo.

“Esta decisão não é inevitável. O futuro do nosso hospital depende da força de todos nós. Por isso, convidamos cada cidadão, trabalhador, utente, defensor do SNS, a juntar-se à Tribuna Pública, no sábado, às 15:00. (…) Esta decisão, levada a cabo à revelia dos trabalhadores, utentes e de toda a população, é mais do que uma afronta: é uma tentativa de desmantelamento de um bem que pertence a todos”, apela o movimento de utentes.

Além da manutenção da gestão pública do Hospital Conde de São Bento, o protesto visa também uma reflexão sobre o processo de construção de um edifício hospitalar de raiz em Santo Tirso, que garanta “um atendimento adequado à nossa população e condições para os profissionais de saúde desempenharem o seu trabalho com dignidade”.

A passagem do Hospital Conde de São Bento para a misericórdia local será em 31 de março, revelou na terça-feira o PCP, que se baseia numa comunicação interna do conselho de administração daquela unidade de saúde.

Em comunicado, o PCP denuncia que este processo “corresponde à privatização encapotada desta unidade de saúde”, implicando as “políticas de desinvestimento” de “sucessivos governos de PS e PSD/CDS” e sublinhando que a “manutenção do caráter público do hospital é inseparável de necessárias melhorias no mesmo, desde logo da construção de novas instalações”.

“O processo de transferência para a Misericórdia, ambição antiga de PSD/CDS que em 2015 foi impedido de o fazer pelo PCP, beneficia do facto de, para lá das insuficiências do hospital, os terrenos onde se situa pertencerem à Misericórdia local”, prossegue a nota de imprensa.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou em dezembro que a ministra da Saúde já estava a trabalhar com algumas Misericórdias, como as de São João da Madeira e de Santo Tirso, “para a transferência dos respetivos hospitais para as mãos das Misericórdias”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

Exercício em Pequenas Doses Tem Impacto Surpreendente

Novas investigações da NTNU mostram que apenas alguns minutos diários de exercício intenso são suficientes para melhorar a saúde cardiovascular e muscular, contrariando recomendações tradicionais e facilitando a adesão dos mais inativos.

Apagão: Universidade de Coimbra manteve energia graças a microrrede

A Universidade de Coimbra tem uma microrrede elétrica capaz de garantir o fornecimento de energia em situações extremas, que conseguiu com sucesso fornecer energia ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da instituição no apagão de segunda-feira.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights