Casa Branca prepara corte de milhares de postos de trabalho no setor da saúde

7 de Fevereiro 2025

A Casa Branca está a preparar uma ordem executiva para cortar milhares de postos de trabalho no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HSS, na sigla em inglês).

A informação é avançada pelo The Wall Street Journal (WSJ), que cita fontes próximas ao processo.

A ordem executiva exige que a Food and Drug Administration (FDA), que analisa e aprova os medicamentos, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), bem como outras agências de saúde norte-americanas tenham que cortar uma percentagem não especificada de funcionários.

Segundo o WSJ, a ordem poderá avançar já na próxima semana, após os trabalhadores afetados terem tido a oportunidade de aceitar uma indemnização, ainda que o conteúdo do documento ainda não esteja finalizado.

Segundo o mesmo jornal, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos será o mais afetado, dado que emprega mais de 80.000 pessoas. Este departamento inclui os Institutos Nacionais de Saúde, os serviços Medicare (seguro de saúde americano dirigido a pessoas com 65 anos ou mais e a jovens com deficiência)e Medicaid (programa de saúde social dos Estados Unidos para famílias e indivíduos de baixos rendimentos e recursos limitados), a FDA e o CDC.

O WSJ refere ainda que foi pedido aos funcionários das agências que preparassem listas que distinguissem os trabalhadores essenciais em regime probatório – que devem ser mantidos – dos trabalhadores que não desempenham essas funções.

De acordo com o jornal norte-americano, os funcionários federais têm de decidir se aceitam a proposta de indemnização, contudo, até agora mais de 40.000 funcionários optaram por não aceitar o acordo.

A Casa Branca poderá mudar de ideias quanto a avançar com estes planos, uma vez que negou, hoje, que essa ordem esteja a caminho.

Além disso, um juiz federal bloqueou hoje temporariamente o plano de Trump, que visa oferecer incentivos financeiros aos funcionários que se demitam.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Medicamento para hipertensão promissor no tratamento da PHDA

Estudo internacional, envolvendo a Universidade de Surrey, sugere que a amlodipina, um medicamento comum para a pressão arterial, pode ser eficaz no tratamento dos sintomas da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), oferecendo uma alternativa mais segura.

Bifidobacterium: aliado contra alergias alimentares em bebés

Investigação liderada pelo RIKEN revela que certas bactérias intestinais em bebés de um mês estão associadas a sensibilidades alimentares e desenvolvimento de alergias. O estudo sugere que probióticos específicos podem prevenir alergias, especialmente em bebés de risco.

Inibidor epigenético: nova arma contra a malária

Estudo internacional liderado por cientistas alemães identifica inibidor específico que mata o parasita da malária, abrindo caminho para uma nova classe de medicamentos antimaláricos que podem atuar em todas as fases do ciclo de vida do patógeno

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights