Parlamento aprova recomendação de prevenção do suicídio nas forças de segurança

15 de Fevereiro 2025

A Assembleia da República aprovou hoje, em votação final global, a recomendação apresentada pelo PAN para adoção de medidas de prevenção do suicídio nas forças de segurança.

O texto final apresentado hoje contou com a abstenção do PSD, PS, CDS, Chega e deputado não-inscrito.

O projeto de resolução foi discutido no dia 04 de julho de 2024 e, uma vez aprovado na generalidade, baixou à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, tendo sido discutido a 11 de fevereiro de 2025.

Com este documento agora aprovado, recomenda-se ao Governo que dê início a um levantamento relacionado com os planos de prevenção do suicídio da GNR e da PSP e que comece a fazer um mapeamento dos casos de risco de suicídio nas forças de segurança.

Além da análise do contexto atual, o projeto de resolução apresentado pelo PAN pretende ainda que seja feita uma campanha de “desmistificação dos estereótipos associados à saúde mental” e formações para que possam ser identificados precocemente casos de ideação suicida entre colegas.

O texto final da recomendação pede ainda ao Governo que avalie “a possibilidade de alargamento do número de gabinetes de apoio psicológico aos profissionais das forças de segurança e das consultas disponíveis”, lê-se no documento.

Estas medidas, aponta a recomendação, devem ser construídas em articulação com as forças de segurança, Ordem dos Psicólogos, Ordem dos Médicos e comunidade científica.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou quase 360 pessoas em Moçambique em 2024

Quase 360 pessoas morreram vítimas de malária em 2024 em Moçambique, que registou mais de 11,5 milhões de casos e cerca de 67 mil internamentos, avançou hoje a Presidência da República, que pede maior proteção para as crianças.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights