A nova clínica reúne “no mesmo espaço físico uma equipa multidisciplinar que garante um atendimento mais célere, coordenado e centrado nas necessidades dos doentes, no sentido de uma melhor qualidade de vida”, acrescenta a ULS São José em comunicado.
A Clínica da Mama vai funcionar em novas instalações, localizadas no Hospital Curry Cabral, congregando o atendimento dos doentes com cancro da mama nas áreas da Cirurgia Geral, Psicologia, Apoio Social, Nutrição, Medicina Física e Reabilitação e da Radiologia (no que diz respeito à Mamografia e Ecografia Mamária).
Segundo a ULS São José, a clínica dispõe de cinco gabinetes de consulta, duas salas de tratamento, três salas de ecografias e duas salas de mamografias.
A atividade cirúrgica, quer convencional, quer de ambulatório, será realizada no Hospital Curry Cabral, “o que permite reduzir, significativamente, a necessidade de circulação dos doentes entre várias unidades da ULS São José”, adianta.
No ano passado, a Unidade Funcional de Patologia Mamária realizou 286 cirurgias, 8.053 consultas externas (das quais, 1.497 primeiras consultas) e contabilizou 248 doentes internados.
A unidade refere ainda que o tratamento multidisciplinar do cancro da mama tem um percurso de décadas nos Hospitais Civis de Lisboa, no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e agora na ULS São José, “tendo como propósito a excelência nos cuidados prestados aos doentes com cancro da mama, do diagnóstico ao tratamento”.
lusa/HN
0 Comments