Vice Jorge Ricardo sucede a José Luís Gaspar na presidência da Câmara de Amarante

21 de Fevereiro 2025

O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, anunciou hoje o vice-presidente, Jorge Ricardo, como seu sucessor na presidência da autarquia do distrito do Porto, cargo que assumirá no domingo, em reunião extraordinária do executivo.

O Conselho de Ministros designou, na quinta-feira, José Luís Gaspar para presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa.

Afirmando que renuncia à presidência da autarquia por ter aceitado o convite que lhe “foi recentemente endereçado para ser presidente da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa”, José Luís Gaspar referiu ter sido “uma decisão extremamente difícil” que tomou “em consciência, sabendo que o motivo que leva à quebra do compromisso com os amarantinos é um desafio de natureza diferente, mas também uma oportunidade para os continuar a servir numa área muito importante na vida de todos”.

“Estou ciente da dimensão e da complexidade do desafio que me é agora colocado, mas quero dizer-vos que encaro esta decisão como uma oportunidade para continuar a fazer a diferença na vida das pessoas de Amarante, e agora também de uma comunidade maior, com mais de 500 mil membros”, acrescentou o autarca, em conferência de imprensa.

José Luís Gaspar admitiu que o facto de estar a meio ano do fim do seu terceiro mandato, que o impede de recandidatar-se, pesou na decisão, revelando que “tinha várias opções” para seguir a sua via profissional.

Sobre as críticas hoje conhecidas à sua nomeação, nomeadamente entre a comunidade médica, o futuro administrador respondeu que “não fazem sentido” e que “basta olhar” para o seu passado “para perceber que não foram corretos” na análise.

Essas críticas, continuou, “só os comprometem a eles, aquilo que eles dizem”.

O futuro presidente da Câmara, Jorge Ricardo, assumiu ter um desafio que lhe exige ser “responsável” e expressou o desejo de que o “projeto transformador iniciado em 2013, um projeto de afirmação da Amarante (…), continue a ser levado para a frente”.

Em comunicado, o Conselho de Ministros referiu na quinta-feira que o social-democrata José Luís Gaspar será acompanhado no órgão de gestão da ULS pelos vogais Carmen Filipa Ribeiro Dias Carneiro, Sónia Manuela Rodrigues Moreira, Jorge Luciano Leite Monteiro, Valentina Alexandra Maia Borges e Pedro Dinis Silva Mendes.

O mandato da nova administração será de três anos.

Contactada pela Lusa, a atual administração não quis comentar a designação anunciada pelo Governo.

A ULS do Tâmega e Sousa, com sede em Penafiel, compreende o território de 11 concelhos, correspondendo a cerca de 500 mil habitantes, gerindo as unidades hospitalares de Penafiel e Amarante.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights