Vice Jorge Ricardo sucede a José Luís Gaspar na presidência da Câmara de Amarante

21 de Fevereiro 2025

O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, anunciou hoje o vice-presidente, Jorge Ricardo, como seu sucessor na presidência da autarquia do distrito do Porto, cargo que assumirá no domingo, em reunião extraordinária do executivo.

O Conselho de Ministros designou, na quinta-feira, José Luís Gaspar para presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa.

Afirmando que renuncia à presidência da autarquia por ter aceitado o convite que lhe “foi recentemente endereçado para ser presidente da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa”, José Luís Gaspar referiu ter sido “uma decisão extremamente difícil” que tomou “em consciência, sabendo que o motivo que leva à quebra do compromisso com os amarantinos é um desafio de natureza diferente, mas também uma oportunidade para os continuar a servir numa área muito importante na vida de todos”.

“Estou ciente da dimensão e da complexidade do desafio que me é agora colocado, mas quero dizer-vos que encaro esta decisão como uma oportunidade para continuar a fazer a diferença na vida das pessoas de Amarante, e agora também de uma comunidade maior, com mais de 500 mil membros”, acrescentou o autarca, em conferência de imprensa.

José Luís Gaspar admitiu que o facto de estar a meio ano do fim do seu terceiro mandato, que o impede de recandidatar-se, pesou na decisão, revelando que “tinha várias opções” para seguir a sua via profissional.

Sobre as críticas hoje conhecidas à sua nomeação, nomeadamente entre a comunidade médica, o futuro administrador respondeu que “não fazem sentido” e que “basta olhar” para o seu passado “para perceber que não foram corretos” na análise.

Essas críticas, continuou, “só os comprometem a eles, aquilo que eles dizem”.

O futuro presidente da Câmara, Jorge Ricardo, assumiu ter um desafio que lhe exige ser “responsável” e expressou o desejo de que o “projeto transformador iniciado em 2013, um projeto de afirmação da Amarante (…), continue a ser levado para a frente”.

Em comunicado, o Conselho de Ministros referiu na quinta-feira que o social-democrata José Luís Gaspar será acompanhado no órgão de gestão da ULS pelos vogais Carmen Filipa Ribeiro Dias Carneiro, Sónia Manuela Rodrigues Moreira, Jorge Luciano Leite Monteiro, Valentina Alexandra Maia Borges e Pedro Dinis Silva Mendes.

O mandato da nova administração será de três anos.

Contactada pela Lusa, a atual administração não quis comentar a designação anunciada pelo Governo.

A ULS do Tâmega e Sousa, com sede em Penafiel, compreende o território de 11 concelhos, correspondendo a cerca de 500 mil habitantes, gerindo as unidades hospitalares de Penafiel e Amarante.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights