Governo apresenta solução para Amadora-Sintra nos próximos dias

26 de Fevereiro 2025

A ministra da Saúde afirmou hoje que o Governo vai apresentar nos próximos dias uma solução para o Hospital Amadora-Sintra, apontando para “a enorme fragilidade” do serviço de cirurgia, após a saída de 13 cirurgiões.

“O problema que nós estamos a viver concretamente tem a ver com a enorme fragilidade do serviço de cirurgia. Esse problema ficará (…) solucionado nos próximos dias”, disse Ana Paula Martins.

A governante comentava a situação no Amadora-Sintra após ter visitado uma exposição de fotografias – patente até 05 de abril – sobre o processo da cura, no âmbito dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa.

“O Amadora-Sintra tem muitas outras dificuldades, que tem enfrentado com os seus profissionais de uma forma absolutamente notável, porque aquele hospital, como também sabem, foi construído para servir 250/300 mil habitantes, e neste momento tem quase 600 mil na sua área de influência. É preciso ter muita capacidade, muita coragem, muita resiliência e muito espírito de missão para continuar, apesar de tudo, a ser um dos melhores hospitais do país”, salientou.

Questionada sobre o novo conselho de administração da unidade hospitalar, Ana Paula Martins não quis comentar.

No início do mês, o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, anunciou que o Ministério da Saúde vai desenvolver um plano para dar resposta ao serviço de cirurgia geral da Unidade Local de Saúde (ULS) de Amadora-Sintra.

“A ministra percebeu que há um problema. Vai desenvolver um plano. Em primeiro lugar, para tentar garantir a formação dos médicos”, disse aos jornalistas Carlos Cortes, após uma reunião de cerca de uma hora e meia no Ministério da Saúde, em Lisboa.

Dias antes, a 06 de fevereiro, os membros do Conselho de Administração da ULS apresentaram a sua demissão à ministra da Saúde e ao diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, alegando que essa decisão “permitirá à tutela implementar as medidas e políticas que considere necessárias”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights