Adesão à greve dos técnicos auxiliares de saúde entre os 80% e 90%

7 de Março 2025

A adesão à greve dos técnicos auxiliares de saúde ronda os 90% na região Sul e 80% no Norte, com os serviços de cirurgia e urgências a serem os mais afetados, segundo o sindicato que convocou a paralisação.

Segundo disse à Lusa Elisabete Gonçalves, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, na região Centro a média de adesão ronda os 85%.

“ A adesão está a ser muito boa e, nalgumas unidades, é de 100%”, disse.

Como exemplo, a sindicalista apontou a Unidade Local de Saúde (ULS) de São José (em Lisboa) que “está a 100%”, a ULS de Santa Maria (também em Lisboa), com uma adesão total nos serviços de cirurgia e urgência.

Elisabete Gonçalves disse ainda que na ULS de São João (no Porto), a adesão ronda os 80% nas urgências e cirurgias.

Questionada sobre se a adesão de 100% nos serviços de cirurgia implicava o fecho dos blocos operatórios, lembrou que há trabalhadores sempre a garantir os serviços mínimos.

Numa declaração escrita enviada à Lusa, o presidente da APTAS – Associação Portuguesa dos Técnicos Auxiliares de Saúde, Adão Rocha, disse que em várias ULS “estão a utilizar assistentes operacionais para desempenhar funções de técnicos auxiliares de saúde”, uma prática que diz ser “recorrente”, mesmo sem a greve.

Explicou ainda que esta situação acontece devido “à má interpretação da lei”: “cada ULS interpreta a lei de acordo com os seus interesses”.

“Os profissionais contratados com contratos por tempo certo, que já estavam a laborar antes da criação da carreira, em dezembro de 2023, não transitaram para a carreira de TAS, mesmo estando nas funções”, acrescentou.

A greve dos técnicos auxiliares de saúde foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais para exigir a transição para a carreira de todos os trabalhadores que exercem funções de TAS (Técnico Auxiliar de Saúde), o aumento dos níveis remuneratórios.

Os trabalhadores pretendem ainda a atribuição à carreira do nível de complexidade 2 e o reconhecimento da penosidade e do risco inerente à função.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Três Motivos e um Futuro para Votar

Joana Ribeiro, Assistente graduada de MGF, USF Rainha D. Amélia, ULSSA; Teresa Sarmento Beires, Assistente graduada de MGF, USF Rainha D. Amélia, ULSSA

Câmara de Coruche contra fecho de serviço de saúde em dias úteis

A Câmara de Coruche manifestou-se contra a decisão da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria de encerrar, durante os dias úteis, o Serviço de Atendimento Complementar (SAC), exigindo a reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no concelho.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights