Cólera matou mais de 300 pessoas em Angola

21 de Março 2025

Mais de 300 pessoas morreram vítimas da cólera em Angola desde 07 de janeiro, num total de 8.141 casos em 14 províncias, anunciou o Ministério da Saúde.

Segundo o último boletim epidemiológico referente a 20 de março, o país registou 191 novos casos e mais 15 óbitos, nomeadamente seis no Cuanza Norte, Luanda (06), Icolo e Bengo (02) e Bengo (01).

A província angolana do Cuanza Norte, que em menos de uma semana somou 33 óbitos, e nas últimas 24 horas registou 59 novos casos, constitui a maior preocupação das autoridades centrais e locais.

Desde o início do surto, foi reportado um total cumulativo de 8.141 casos, sendo 4.026 na província de Luanda (epicentro da doença), Bengo (2.428), Icolo e Bengo (796), Cuanza Norte (357), Benguela (194), Malanje (181), Zaire (44), Cuanza Sul (36), Cabinda (33), Huambo (22), Uíje (15), Huíla (07), e as províncias do Cunene e Cubango com um caso cada.

Ocorreram desde o início da epidemia 313 óbitos, dos quais 151 em Luanda, 92 na província do Bengo, 33 no Cuanza Norte, 21 no Icolo e Bengo, Benguela (07), Malanje (04), Cuanza Sul (03) e Zaire e Cabinda com um óbito cada.

As autoridades angolanas decretaram uma cerca sanitária na localidade do Luinha, município do Cazengo, na província do Cuanza Norte, onde se regista um aumento de casos de cólera nos últimos dias.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse, na noite de quinta-feira, em Luanda, que a província do Cuanza Norte registou, na última semana, 40% dos óbitos de cólera e conta com a maior taxa de letalidade.

Pelo menos 925.026 habitantes dos 98 bairros mais afetados nos municípios de Cacuaco (Luanda), Sequele (Icolo e Bengo), Dande, Úcua, Panguila e Nambuangongo (Bengo) foram vacinados contra a cólera.

Sílvia Lutucuta deu conta também que Angola recorreu ao Grupo Coordenador Internacional de Vacinas de Emergência e foi autorizada a adquirir mais de um milhão de doses de vacina para as áreas mais afetadas, que já se encontram no país desde 17 de março.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carlos Cortes: “a ciência é fundamental para a saúde”

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, discursou hoje na abertura do 42º Encontro Nacional de Medicina Familiar em Tróia, elogiando a especialidade e apelando à sua valorização no sistema de saúde português.

David Marçal: Desafios na comunicação científica: diálogo e confiança

David Marçal, comunicador de ciência e professor convidado na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, proferiu hoje a conferência inaugural subordinada ao tema “como manter viva a chama e o deslumbramento pela ciência” no 42 Encontro Nacional de Medicina Familiar em Tróia, destacando a importância do diálogo e da confiança no processo científico.

Nuno Jacinto: Reflexões sobre o futuro dos cuidados de saúde primários

Nuno Jacinto, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, destacou hoje a importância dos cuidados de saúde primários e a necessidade de um rumo claro no sistema de saúde, durante o 42 Encontro Nacional de Medicina Familiar que decorre em Tróia

Crescimento no Número de Inscritos nos CSP

Mais de 1,5 milhões de portugueses não têm médico de família, apesar de 175.530 novos utentes terem sido atribuídos entre abril de 2024 e fevereiro de 2025. O aumento de inscritos nos CSP e a falta de médicos são os principais desafios.

Dia Nacional do Doente com AVC: Sensibilização em Todo o País

No próximo dia 31 de março, a SPAVC promove o Dia Nacional do Doente com AVC, reforçando a mensagem “Pare o AVC. Junte-se a nós”. Com o apoio de embaixadores regionais e várias instituições, a campanha visa sensibilizar a população sobre a prevenção e resposta ao AVC, destacando a importância de reconhecer os sinais de alerta e agir rapidamente.

Ultomiris: Novo Tratamento para SHUa em Portugal

O Infarmed aprovou a comparticipação do Ultomiris para tratar a Síndrome Urémica Hemolítica Atípica em Portugal. Este inibidor do complemento C5 oferece uma dosagem menos frequente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights