PR promulga regime de faltas justificadas a pessoas que sofram de endometriose

21 de Março 2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje um decreto que cria um regime de faltas justificadas no trabalho e nas aulas a pessoas com endometriose ou com adenomiose. 

A lei tinha sido aprovada na Assembleia da República em 14 de março e provinha de um projeto de lei apresentado pela bancada do BE, com os votos a favor de todas as bancadas, com exceção da Iniciativa Liberal, que se absteve.

Define que pessoas que sofram de endometriose, ou adenomiose, possam ter acesso aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica e a consultas, a Direção-Geral da Saúde tem de elaborar, no prazo de 90 dias, as normas e as orientações técnicas a implementar em todas as unidades de saúde.

O diploma determina ainda a criação de um regime de comparticipação nos medicamentos destinados ao tratamento e alívio de sintomas prescritos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) por um médico especialista.

Fica também assegurado que as trabalhadoras e as estudantes que sofram de dores graves e incapacitantes provocadas por endometriose ou por adenomiose durante o período menstrual têm direito a faltar justificadamente ao trabalho ou às aulas, sem perda de qualquer direito, até três dias consecutivos por cada mês.

No mesmo comunicado, a Presidência da República anunciou ainda que foi promulgado o decreto que garante que a remuneração dos trabalhadores dos serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros é determinada em euros.

A lei agora promulgada leva à alteração ao Decreto-Lei n.º 47/2013, de 5 de abril, que estabelece o regime jurídico-laboral dos trabalhadores recrutados para exercer funções nos serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, incluindo trabalhadores das residências oficiais do Estado.

O projeto de lei tinha sido avançado pelo PAN e foi aprovado na Assembleia da República e foi aprovado com os votos a favor de todos os partidos, excepto do PSD e CDS que votaram contra.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carlos Cortes: “a ciência é fundamental para a saúde”

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, discursou hoje na abertura do 42º Encontro Nacional de Medicina Familiar em Tróia, elogiando a especialidade e apelando à sua valorização no sistema de saúde português.

David Marçal: Desafios na comunicação científica: diálogo e confiança

David Marçal, comunicador de ciência e professor convidado na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, proferiu hoje a conferência inaugural subordinada ao tema “como manter viva a chama e o deslumbramento pela ciência” no 42 Encontro Nacional de Medicina Familiar em Tróia, destacando a importância do diálogo e da confiança no processo científico.

Nuno Jacinto: Reflexões sobre o futuro dos cuidados de saúde primários

Nuno Jacinto, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, destacou hoje a importância dos cuidados de saúde primários e a necessidade de um rumo claro no sistema de saúde, durante o 42 Encontro Nacional de Medicina Familiar que decorre em Tróia

Crescimento no Número de Inscritos nos CSP

Mais de 1,5 milhões de portugueses não têm médico de família, apesar de 175.530 novos utentes terem sido atribuídos entre abril de 2024 e fevereiro de 2025. O aumento de inscritos nos CSP e a falta de médicos são os principais desafios.

Dia Nacional do Doente com AVC: Sensibilização em Todo o País

No próximo dia 31 de março, a SPAVC promove o Dia Nacional do Doente com AVC, reforçando a mensagem “Pare o AVC. Junte-se a nós”. Com o apoio de embaixadores regionais e várias instituições, a campanha visa sensibilizar a população sobre a prevenção e resposta ao AVC, destacando a importância de reconhecer os sinais de alerta e agir rapidamente.

Ultomiris: Novo Tratamento para SHUa em Portugal

O Infarmed aprovou a comparticipação do Ultomiris para tratar a Síndrome Urémica Hemolítica Atípica em Portugal. Este inibidor do complemento C5 oferece uma dosagem menos frequente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights