PS/Açores alerta para falta de respostas a doentes com Machado-Joseph

21 de Março 2025

O PS/Açores alertou hoje para a falta de respostas no arquipélago para doentes de Machado-Joseph, pedindo “celeridade” ao Governo Regional para evitar deslocações de doentes ao estrangeiro para receberem tratamento.

Num comunicado, o maior partido da oposição demonstra “preocupação com a demora na operacionalização do equipamento” destinado ao tratamento daqueles doentes que foi “entregue ao Hospital do Divino Espírito Santo em dezembro de 2024”, já que os profissionais de saúde “só terão formação em maio de 2025”.

“Estamos perante uma situação demasiado morosa, quando há doentes que necessitam urgentemente deste tratamento e estão a deslocar-se ao Brasil para o fazer”, lê-se na nota de imprensa.

Os socialistas defendem que o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) tem de “assumir a responsabilidade” para que os doentes tenham acesso aos tratamentos sem terem de “recorrer a campanhas de angariação de fundos ou a deslocações ao estrangeiro”.

“O PS/Açores apela, assim, ao Governo para que agilize o processo de formação e colocação em funcionamento do equipamento já adquirido e para que explore soluções que permitam o acompanhamento adequado dos doentes de Machado-Joseph”, destaca o partido.

Os deputados socialistas José Eduardo e Dora Valadão, eleitos pelas Flores, estiveram hoje reunidos com a Associação Mão Amiga, que representa os doentes desta patologia na ilha.

A doença de Machado-Joseph caracteriza-se por descoordenação motora, atrofia muscular, rigidez dos membros e dificuldades na deglutição, fala e visão, que se associam a um progressivo dano de zonas cerebrais específicas.

A doença, de natureza genética, apresenta uma elevada taxa de incidência nas Flores, registando-se ainda alguns casos noutras ilhas do arquipélago.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights