Utentes de Sintra alertam para falta de médicos em centro de Saúde do Cacém

1 de Abril 2025

A Comissão de Utentes do Concelho de Sintra está desde as 07:00 de hoje junto ao Centro de Saúde do Olival no Cacém, onde dezenas de pessoas aguardam por uma consulta, para alertar para a falta de médicos.

Em declarações à agência Lusa, Amália Alface, da Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Sintra, disse que a situação neste centro de saúde bem como em todos os do concelho de Sintra mostram o desinvestimento na saúde, nomeadamente no reforço de recursos humanos.

“Às 07:30 estão dezenas de pessoas à porta à espera de conseguir uma consulta. Está aqui uma pessoa desde as 22:00 de ontem [segunda-feira]. Neste centro de saúde estão inscritas 15 mil pessoas e 90% não tem médico de família. Aliás, há apenas um médico de família”, indicou

Amália Alface destacou que a Comissão vai fazer nos próximos dias um conjunto de ações conjunto de ações à porta de alguns centros de saúde do concelho, que culminará numa marcha pela defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), marcada para 12 de abril.

Além da exigência de mais médicos de família, a comissão pretende ainda alertar para as horas de espera inaceitáveis nos hospitais e para a ameaça de privatização dos serviços.

Amália Alface lembrou que há cerca de 184 mil utentes sem médicos de família na Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra.

“Esta falta de médicos de família condiciona o acesso das populações aos cuidados de saúde primários e causa o congestionamento das urgências hospitalares”, disse, acrescentando que no Hospital Amadora-Sintra os tempos de espera são, nalguns casos, superiores a 30 horas.

Assim, no dia 12 de abril, os utentes vão exigir mais meios humanos, técnicos e financeiros, o reforço a rede de cuidados de saúde primários, o alargamento da rede de cuidados continuados e o reforço permanente das equipas de saúde com todos os profissionais, garantindo-lhes condições de trabalho e descanso adequadas às tarefas que desempenham.

Exigem igualmente “médico e enfermeiro de família para todos os utentes que ponha fim à vergonha das longas filas de espera para marcar uma consulta e um novo hospital público no concelho de Sintra, com 320 camas, que permita às populações dos concelhos de Amadora e Sintra um efetivo acesso aos cuidados de saúde a que têm direito”.

Vão também “recusar do regresso da Parceria Público Privada ao Hospital Amadora Sintra” por entenderem ser “um “verdadeiro sorvedouro do dinheiro público”.

“A recente ameaça de implementação de uma PPP para toda a ULS (Hospital Amadora-Sintra e todos os centros de saúde do concelho de Sintra e Amadora) é o culminar de um processo que visa a privatização de serviços”, disse.

A comissão considerou que o SNS, por força das políticas praticadas nos últimos anos, “tem sofrido um enorme ataque”, estando em causa o direito à saúde universal, geral e tendencialmente gratuita.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights