Médio Oriente: Autoridades palestinianas alertam que 60 mil crianças correm risco de subnutrição

9 de Abril 2025

As autoridades da Faixa de Gaza alertaram hoje para o risco de saúde que correm 60 mil crianças palestinianas devido à subnutrição, culpando Israel pelo bloqueio à entrada de ajuda humanitária no enclave.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo islamita Hamas, declarou num comunicado publicado na rede de mensagens Telegram, que “o encerramento das rotas de entrada de alimentos e material médico pode aumentar o número de pessoas que sofre de subnutrição”.

“A falta de nutrição adequada e de água potável vai aumentar os problemas de saúde, agravados pela contínua proibição de campanhas de vacinação para crianças, especialmente contra a poliomielite”, sublinhou o ministério, numa referência à enorme crise humanitária na Faixa de Gaza.

A declaração foi publicada horas depois de o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, Oren Marmorstein, ter negado que houvesse “escassez de ajuda humanitária” em Gaza e ter afirmado que, durante o cessar-fogo de 42 dias, quebrado a 18 de março, quando o exército israelita retomou os seus ataques contra o enclave palestiniano, entraram no enclave “mais de 25 mil camiões” com mantimentos.

Marmorstein estava a responder às declarações feitas na terça-feira pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que denunciou Gaza como “um campo de extermínio” e disse que “os civis vivem num ciclo de morte sem fim”.

Guterres lembrou ainda que Israel tem “obrigações inequívocas”, como “potência ocupante”, de “garantir o fornecimento” de alimentos e de material médico à população de Gaza.

Israel impôs um novo bloqueio à entrada de ajuda humanitária no enclave quase duas semanas antes de relançar a sua ofensiva contra Gaza, quebrando o cessar-fogo alcançado em janeiro com o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

Além disso, dias antes de retomar as operações militares, cortou também o fornecimento de energia elétrica àquele território palestiniano.

Segundo as autoridades de Gaza, quase 51 mil palestinianos foram mortos na guerra que Israel trava no enclave palestiniano contra o Hamas, iniciada depois do ataque inesperado do grupo islamita a território israelita em outubro de 2023.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights