Organizações disponibilizam 60 pontos de rastreio do VIH entre 19 e 26 de maio

18 de Maio 2025

Duas dezenas de organizações portuguesas vão disponibilizar, entre 19 e 26 de maio, um “rastreio gratuito, rápido e confidencial” do VIH, em mais de 60 pontos espalhados por todo o país.

A iniciativa está enquadrada na Semana Europeia do Teste, iniciativa promovida pela EuroTEST que mobiliza organizações de toda a Europa para reforçar a importância do diagnóstico precoce do VIH, hepatites B e C e sífilis.

“A liberdade de escolha começa com o conhecimento” e saber o estatuto serológico para aquelas infeções “é um passo simples que pode mudar vidas”, assinala, em comunicado, o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), promotor da Rede de Rastreio Comunitária, em conjunto com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

“Hoje é possível viver bem e com qualidade de vida com VIH ou hepatite B, principalmente com diagnósticos precoces”, assinala o GAT, acrescentando ainda que “a hepatite C pode ser curada”.

O GAT recorda que, em 2023, foram notificados 924 novos casos de infeção por VIH em Portugal, com uma taxa de diagnóstico mais elevada no grupo etário dos 25 aos 29 anos.

Além disso, “58% dos novos casos foram diagnosticados tardiamente, com particular expressão entre os homens heterossexuais e as pessoas com 50 ou mais anos”.

Realizada duas vezes por ano, em maio e novembro, a Semana Europeia do Teste visa aproximar as pessoas dos serviços de saúde, incentivando o acesso gratuito, rápido e confidencial ao rastreio.

Na sexta-feira também a Direção-Geral da Saúde (DGS) também apelou à população para fazer o rastreio das infeções por VIH e hepatites virais.

A lista dos pontos de rastreio gratuito pode ser consultada na página da DGS (www.dgs.pt).

lusa /HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pai e filha morrem em acidente de viação em Angola

Dois cidadãos portugueses – pai e filha – morreram hoje num acidente de viação na estrada de Sumbe para Luanda, em Angola, de que também resultaram dois feridos, avançou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights