Bloco Operatório do Hospital Geral de Coimbra obtém certificação de qualidade

28 de Maio 2025

O bloco operatório do Hospital Geral (Covões) foi o primeiro da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra a obter certificação de qualidade atribuída pela Direção-Geral de Saúde, juntamente com a Unidade de Cirurgia Ambulatório.

“Este reconhecimento resulta do empenho das equipas na implementação de processos eficazes, orientados para a melhoria contínua, a humanização dos cuidados e o cumprimento rigoroso dos requisitos normativos e legais aplicáveis”, frisou o presidente do conselho de administração, em comunicado enviado à agência Lusa.

Para Alexandre Lourenço, esta certificação atribuída por uma entidade externa e independente “representa não só a validação do trabalho desenvolvido, mas também uma oportunidade de valorização e de visibilidade do que de melhor se faz na ULS de Coimbra”.

A certificação de qualidade da Direção-Geral de Saúde reconhece o “compromisso com a excelência, segurança do doente e boas práticas clínicas”.

Teresa Lugarinho Monteiro, diretora do bloco operatório do Hospital Geral e coordenadora da Unidade de Cirurgia de Ambulatório da ULS de Coimbra, considerou que a “certificação é fruto de um trabalho rigoroso, consistente e profundamente colaborativo, que espelha o compromisso contínuo com a excelência clínica e a prestação de cuidados verdadeiramente centrados na pessoa”.

Segundo a especialista, “este reconhecimento renovou e reforçou a motivação da equipa para abraçar os desafios que se aproximam, com a mesma determinação, coesão e foco na melhoria contínua”.

Por seu lado, Maria João Dallot, diretora do Departamento de Qualidade e Melhoria Contínua, destacou o trabalho das equipas envolvidas, que “demonstraram grande dedicação, resiliência e capacidade de adaptação, assumindo o desafio da certificação como uma oportunidade de valorização dos cuidados prestados”.

“Este marco não encerra o caminho, muito pelo contrário, pois manter a certificação exige um compromisso permanente, uma atitude vigilante e a consolidação de práticas sustentáveis e sistematizadas”, salientou.

Para a ULS de Coimbra, a certificação destes dois serviços reforça o seu posicionamento como uma organização de referência, centrada na qualidade dos cuidados prestados e na confiança dos utentes.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Auditorias da IGAS apontam fragilidades no combate à corrupção no SNS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou 14 auditorias a entidades do SNS desde 2023, que identificaram áreas críticas que exigem reforço nos mecanismos de controlo interno e prevenção da corrupção nas entidades auditadas, revela um relatório hoje divulgado

Programa Proinfância apoia mais de 1.200 crianças vulneráveis em Portugal

Desde o seu lançamento em Portugal, em 2021, o Programa Proinfância da Fundação ”la Caixa” tem acompanhado mais de 1.200 crianças e adolescentes, assim como mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade económica e risco de exclusão social em todo o território nacional. 

Pfizer Portugal entre as melhores empresas para trabalhar em 2025

A Pfizer Portugal foi distinguida com a certificação Great Place to Work® 2025, um reconhecimento que reflete o compromisso contínuo da empresa na criação de um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e centrado no bem-estar e desenvolvimento dos seus colaboradores.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights