Abrantes com nova Urgência Médico-Cirúrgica após 20 anos de reivindicações

30 de Maio 2025

O Hospital de Abrantes, que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, inaugurou hoje o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, obra reclamada há duas décadas e que representou um investimento de 3,6 milhões de euros.

“Esta inauguração é um marco histórico, pois representa a concretização de um investimento fundamental para a melhoria dos cuidados de saúde a prestar à nossa população e dar condições adequadas aos profissionais que garantem o funcionamento de cinco urgências abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano”, declarou o presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, que agrega também as unidades hospitalares de Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém.

Ladeado pela ministra da Saúde, autarcas, profissionais de saúde e representantes de diversas entidades, Casimiro Ramos lembrou que o investimento realizado era uma “necessidade há muito sentida” – o hospital de Abrantes, que completará 40 anos em outubro, “foi dimensionado para uma população de 40 mil habitantes e hoje serve cerca de 180 mil”.

Para o gestor – que elencou outros projetos de investimento e modernização na ULS, como a requalificação dos blocos operatórios de Torres Novas e Abrantes, as novas instalações para a Anatomia Patológica e o “Laboratório de Nível III na Patologia Clínica, em Tomar, a par de uma sala de cirurgia cardíaca” em Abrantes -, o dia “é de celebração do trabalho em equipa, do investimento no Serviço Nacional de Saúde [SNS] e do compromisso com o bem-estar da nossa comunidade”.

A intervenção agora concluída consistiu numa “ampliação e reorganização profunda do espaço” existente na unidade hospitalar.

O novo serviço está equipado com 19 postos de atendimento médico, 12 espaços de atendimento cirúrgico e duas salas de reanimação e emergência.

A unidade passa também a dispor de quartos individuais e de isolamento, que asseguram melhores condições de segurança e privacidade para os utentes.

Com estas melhorias, a área de prestação de cuidados de urgência “mais do que duplicou”, passando a oferecer “instalações modernas, funcionais e centradas na qualidade do atendimento”, tanto para utentes como para os profissionais de saúde.

A nova Urgência Médico-Cirúrgica foi inaugurada pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que, após visitar o novo serviço, destacou o momento como sendo “um dia bom” para o SNS e lembrou “20 anos de caminhos feitos por muitas pessoas” para se chegar e este momento.

“Hoje é um bom dia para o SNS e para os cidadãos desta região e do centro do país”, declarou a governante, destacando o papel do Hospital de Abrantes na rede de cuidados de emergência do SNS.

“Esta é uma resposta muitíssimo qualificada, que vai contribuir para uma maior coesão social do interior do país”, afirmou.

O presidente da Câmara de Abrantes, por sua vez, assinalou o dia em que “se fez justiça do ponto de vista da coesão territorial” e do próprio SNS.

“Hoje é um dia histórico porque se fez justiça do ponto de vista daquilo que é o investimento no SNS para uma região que também merece este reforço para responder melhor aos nossos cidadãos, servir melhor às nossas comunidades e criar as melhores condições para que os nossos profissionais façam também a sua missão da melhor forma possível”, declarou Manuel Valamatos.

Com ação reivindicativa há duas décadas pela realização de obras nas Urgências de Abrantes, a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) destacou também “um dia importante para a região, para os utentes e para os profissionais” de saúde.

“É um dia que engrandece o SNS e é um dia que engrandece todo um conjunto de entidades que nunca desistiram de que esta obra tinha que ser feita o mais rapidamente possível”, disse Manuel Soares, porta-voz da CUSMT.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Queremos decidir

Catarina Gomes. Enfermeira de Cuidados Paliativos

Mielofibrose: um desafio constante

Francesca Pierdomenico, Hematologista no IPO de Lisboa, em representação do Grupo Português de Neoplasias Mielóides Crónicas (GPNMC)

MAIS LIDAS

Share This