Marcelo considera que projeto europeu enfrenta desafios “quase existenciais”

12 de Junho 2020

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que o projeto europeu enfrenta desafios "quase existenciais", numa mensagem em que assinala os 35 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE).

Numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado descreve estes 35 anos como um período “de grande desenvolvimento” de Portugal, “mas também de crises e dificuldades várias, a última das quais a atual pandemia”.

“Crises e dificuldades essas que soubemos ultrapassar, e ultrapassaremos, graças ao esforço e à capacidade de realização do povo português”, acrescenta.

Referindo-se à data em que Portugal aderiu à CEE, atual União Europeia, 12 de junho de 1985, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que “recorda hoje esse dia, num período em que a União Europeia se acha confrontada com desafios difíceis, quase existenciais”.

Segundo o Presidente da República, “Portugal tem também um papel crucial a desempenhar” na resposta a esses desafios.

“Da parte da manhã desse dia, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, apogeu da arquitetura manuelina, e após oito longos anos de negociações, Portugal tornou-se o 11.º Estado-membro da organização”, salienta.

Marcelo Rebelo de Sousa refere que assinaram o Tratado de Adesão, por Portugal, Mário Soares, na altura primeiro-ministro, “a cuja visão e tenacidade se deveu em grande parte a iniciativa de pedir a adesão, em 1977”, e também “Rui Machete, Jaime Gama e Ernâni Lopes, principal responsável pelas negociações de adesão”.

O Presidente da República lembra esse dia como um “momento histórico para Portugal e para a Europa” e cita o então presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, que nessa cerimónia declarou que a CEE “ficaria órfã de pais ilustres” sem a participação de Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights