Atividades do Dia do Sono em Portugal recebem prémio mundial pela segunda vez

5 de Julho 2020

As atividades desenvolvidas este ano em Portugal para o Dia Mundial do Sono com a participação da Universidade de Coimbra (UC) foram distinguidas pela segunda vez consecutiva pela Sociedade Mundial do Sono, anunciou hoje a reitoria da UC.

A World Sleep Society atribuiu “uma das suas mais altas distinções”, a “Distinguished Activity Award”, ao conjunto das realizações promovidas pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e pela Associação Portuguesa de Sono (APS) para o Dia do Sono, assinalado em 13 de março.

“É a segunda vez consecutiva que as atividades desenvolvidas pelo CNC-UC e a APS, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Sono, são distinguidas com este galardão internacional”, salienta em comunicado a reitoria da UC.

O prémio, “destinado às melhores campanhas a nível mundial” nesta área, será entregue às duas entidades portuguesas durante o próximo Congresso Mundial de Sono, que se realiza no Rio de Janeiro (Brasil) em setembro de 2021.

“Subordinado ao tema ‘Melhor sono, melhor vida, melhor planeta’, o trabalho desenvolvido pelo CNC-UC e a APS destacou-se pelo esforço em sensibilizar a população para a relevância do sono na saúde e bem-estar”, segundo a nota.

Foi promovida “uma campanha nacional de hábitos saudáveis de sono, que consistiu na divulgação de infografias relativas a cuidados a ter para um sono saudável, disseminadas em painéis digitais em várias cidades do país”, bem como “painéis físicos” em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

“Estima-se que mais de 1,5 milhões de pessoas tenham tido contacto com estas infografias”, de acordo com o relatório da campanha, citado pela Reitoria da Universidade de Coimbra.

A campanha, que incluiu ainda “uma animação informativa acerca do sono ao longo da vida”, divulgada nas redes sociais, “foi potenciada pelo projeto ‘no-OSA no-AGEING’, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia”, com coordenação de Ana Rita Álvaro, investigadora do CNC-UC.

A comemoração em Portugal do Dia do Sono incluiu também ações de formação e sensibilização sobre a importância do sono dirigidas a instituições de ensino, grupos profissionais de saúde e meios de comunicação social, além do lançamento do livro digital “Bons Sonhos”, gratuito e acessível à população, sobre o sono e os seus problemas mais comuns.

As ações do Dia Mundial de Sono 2020 tiveram apoio da Câmara Municipal de Coimbra e das empresas Gasoxmed e Philips.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights