Cidade e província de Maputo vão realizar inquéritos epidemiológicos

24 de Julho 2020

O Ministério da Saúde de Moçambique vai realizar um inquérito sero-epidemiológico sobre a Covid-19 na cidade e província de Maputo dentro de duas semanas, face ao crescente aumento do número de casos do novo coronavírus, anunciou a instituição.

O diretor nacional de Inquéritos no Instituto Nacional da Saúde (INS) de Moçambique, Sérgio Chicumbe, citado esta sexta-feira pelo Diário Notícias, afirmou que o inquérito vai recair sobre profissionais de saúde, transportadores públicos e privados, vendedores de mercados formais e informais, agentes da polícia e agregados familiares selecionados nos bairros.

“Este exercício vai permitir-nos ter noção da situação epidemiológica na cidade e província de Maputo. Estamos a organizar todo o processo e recursos para que possamos iniciar o trabalho nas próximas duas semanas”, adiantou Sérgio Cumbe.

O inquérito sero-epidemiológico, prosseguiu, justifica-se pelo facto de a cidade e a província de Maputo estarem a registar um crescimento de novas cadeias de transmissão.

“A estratégia de vigilância ativa nas unidades sanitárias e o rastreio de contatos não fornece a dimensão real da pandemia”, frisou o diretor nacional de Inquéritos no INS.

O inquérito consiste em testes sero-epidemiológicos rápidos para a Covid-19, que não detetam a presença do novo coronavírus no momento da sua realização, mas indicam se a pessoa esteve exposta ao vírus.

O resultado é revelado em 15 minutos, ao contrário do teste para a deteção do novo coronavírus, cujo resultado é conhecido em dois dias.

A cidade e província de Maputo, sul do país, estão em segundo e terceiro lugares em termos de número de casos ativos de Covid-19 em Moçambique, com 183 e 191 casos, respetivamente, sendo apenas superados pela cidade de Nampula, norte do país, que conta com 241 casos, de acordo com dados de sexta-feira.

As cidades de Nampula e Pemba, esta também no norte, já realizaram inquéritos sero-epidemiológicos, tendo sido declarados locais de transmissão comunitária.

De quinta para sexta-feira, Moçambique registou mais 25 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 1.582, mantendo-se com 11 óbitos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This