Ana Paula Zacarias diz que tradição comunista atrasa vacinação no Leste Europeu

26 de Outubro 2021

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus disse esta terça-feira no Parlamento que a antiga "tradição comunista" em países do leste europeu tem impedido campanhas de vacinação eficientes contra a pandemia de Covid-19.

“O Covid-19 foi um ponto difícil e complexo sobretudo na luta contra a desinformação em países onde há resistência à vacinação. A União Europeia defende o aumento das campanhas (de vacinação) onde por causa da tradição antiga, comunista, a população resiste a tudo aquilo que os governos mandam fazer”, disse a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, referindo-se a países como a Roménia e a Bulgária.

Ana Paula Zacarias esteve hoje na Comissão de Assuntos Europeus concentrada essencialmente no Conselho Europeu Informal do passado dia 05 de outubro e o Conselho Europeu de 21 e 22.

Sobre o Covid-19, Ana Paula Zacarias disse que as falhas na vacinação podem “seguramente” provocar novos problemas de mobilidade na Europa.

“Em alguns países verifica-se uma preocupante quarta onda, sobretudo junto de populações não vacinadas”, disse a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

Ainda no quadro das questões relacionadas com a crise sanitária, Ana Paula Zacarias, questionada pelo deputado do PSD José Luís Ramos, disse que o “pacote sobre a Saúde está em curso” referindo à eventual nova legislação da​​​​ “União da Saúde”.

“Há um impulso político”, disse a secretária de Estado dos Assuntos Europeus sublinhando que “é preciso refletir sobre o tema da ‘União da Saúde'”.

“A ‘União para a Saúde’ tem um quadro legislativo em que ainda não há consenso pleno”, disse a secretária de Estado.

Na sequência da intervenção do deputado do PCP Bruno Dias, sobre a liberalização das patentes das vacinas contra o SARS CoV-2, Ana Paula Zacarias disse que o assunto não foi abordado nas reuniões europeias mas referiu, por outro lado, a dificuldade que foi analisada e que afeta “países terceiros” na receção dos lotes das vacinas.

A ideia inicial era a facilidade da distribuição mas “há problemas técnicos” no envio dos compostos, referiu a secretária de Estado.

Ana Paula Zacarias disse ainda que o Certificado Europeu sobre o Covid-19 é eficaz, e já aderiram, frisou, 43 “países terceiros, mais os 27 do bloco Europeu, sendo que outros 28 Estados já solicitaram a adesão ao documento europeu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem dos Médicos procura ideias inovadoras para melhorar o sistema de saúde em Portugal

A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais

Luís Campos distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2024 foi atribuído a Luís Campos, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, que ainda se destaca pelas suas funções atuais de presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e da coordenação da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.

Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

OMS lança mecanismo para angariar mais dinheiro

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no domingo um mecanismo destinado a angariar fundos “sustentáveis, previsíveis e flexíveis” para financiar as prioridades para o período 2025-2028.

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights