Autoagendamento de vacinas contra a gripe e terceira dose aberto a partir dos 65 anos

18 de Novembro 2021

As pessoas com 65 ou mais anos já podem agendar a toma da vacina contra a gripe e o reforço da vacina contra a Covid-19, anunciou esta quinta-feira a Direção-Geral da Saúde.

“Já está disponível o autoagendamento para pessoas com 65 ou mais anos que sejam elegíveis para a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e/ou que queiram vacinar-se contra a gripe”, adianta a autoridade de saúde em comunicado.

Segundo dados divulgados pela DGS, já foram vacinadas 608.600 pessoas com a terceira dose ou dose adicional de vacina contra a Covid-19.

Relativamente às vacinas da gripe, já foram administradas 1.371.000, das quais 370.259 em farmácias, adianta a DGS, referindo ainda que houve ainda 393.000 pessoas que receberam as duas vacinas em simultâneo.

Os utentes poderão selecionar o local e a data para a vacinação mais conveniente para si, através do portal https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento.

A DGS refere que está também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, bem como a “Casa Aberta” para pessoas com idade igual ou superior a 75 anos.

“São elegíveis para a dose de reforço no regime de ‘Casa Aberta’ os utentes que não tiveram covid-19 e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias”, adianta a informação divulgada pela DGS.

Neste caso, a Direção-Geral da Saúde aconselha os utentes a consultar o horário de funcionamento do Centro de Vacinação da sua área de residência antes da deslocação, em https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta.

As pessoas continuam também a ser convocadas através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para Covid-19).

“A vacinação é a melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas”, salienta a DGS no comunicado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights