Alemanha quer aprofundar relações com Espanha para fortalecer a União Europeia

28 de Novembro 2021

O ministro de Estado alemão para a Europa, Michael Roth, destacou hoje as "excelentes" relações com a Espanha e a vontade de trabalhar ainda mais em conjunto pela UE, antes de viajar para Barcelona para participar no encontro euro-mediterrânico.

“As nossas relações com Espanha são excelentes e queremos aprofundá-las. Estamos unidos por compreendermos a UE, antes de mais, como uma comunidade de valores. Queremos fortalecer conjuntamente a UE, especialmente também no âmbito de uma ambiciosa política de vizinhança”, disse, citado em comunicado.

O governante sublinhou que as questões atuais, como a pandemia de covid-19 ou as alterações climáticas, mostram que os desafios da União Europeia (UE) não param nas fronteiras nacionais e que só é possível ultrapassá-los em conjunto.

Roth visita Barcelona (Espanha) hoje e segunda-feira, dia onde participará no encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE e homólogos dos nove países da chamada vizinhança do sul.

As conferências terão como foco a transição verde, a geração de empregos e o estreitamento das cadeias produtivas.

Além disso, Roth encontrar-se-á com o seu homólogo espanhol, Juan González-Barba, para tratar de temas como a vizinhança sul, a Conferência sobre o Futuro da Europa e a presidência espanhola da UE em 2023.

Roth visitará ainda a Escola Alemã de Barcelona para debater o futuro da UE com os alunos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This