Surto em Mora mantém 62 casos mas surge um infetado na freguesia de Cabeção

24 de Agosto 2020

O surto de Covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, mantém-se hoje com 62 doentes, o mesmo número de sábado, mas surgiu agora uma pessoa infetada na freguesia de Cabeção, revelou o autarca.

“Apareceu um caso positivo em Cabeção, mas não tem nada a ver com o surto de Mora”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Mora, Luís Simão.

Segundo o presidente do município, trata-se de “um caso importado”, isto é, “uma pessoa que estava no estrangeiro e que veio para a vila de Cabeção, mas, à chegada, fez o teste à Covid-19 no aeroporto”.

“Terá chegado no sábado, andou pela por Cabeção nos cafés com os amigos e só foi notificado de que estava positivo no domingo. Está em casa confinado e as autoridades de Saúde estão a atuar no sentido de localizar e agir em conformidade em relação a todas as pessoas com que este rapaz contactou”, assinalou.

Quanto ao surto na vila de Mora, sede de concelho, “mantêm-se os 62 casos positivos”, já registados desde sábado, quando foram confirmados oito novos casos positivos, o que faz desta segunda-feira o 2.º dia sem novos infetados na localidade.

“No domingo, só foram já feitos três testes e hoje está tudo como estava. Os relatórios referem que as cadeias de transmissão estarão identificadas, o que é excelente”, congratulou-se Luís Simão, que permanece em casa por recomendação da Autoridade de Saúde, na sequência de dois testes positivos a trabalhadores municipais.

Fonte do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), contactada hoje pela Lusa, referiu que, tal como no domingo, encontram-se dois doentes de Mora internados na Unidade de Cuidados Intensivos e mais quatro em enfermaria.

O presidente da câmara assinalou ainda que “esta semana já há pessoas infetadas” na comunidade “que vão fazer o teste” para ver se dão negativo ou positivo: “Algumas já têm indicação para fazer o teste a partir de quarta-feira, para ver se já dá negativo”, indicou.

O surto de Mora, no Alentejo, surgiu no dia 09 deste mês, quando foram confirmados os primeiros três casos positivos na comunidade.

A câmara ativou o Plano Municipal de Emergência e fechou os serviços de atendimento ao público e outros equipamentos, como a Oficina da Criança, a Casa da Cultura, o Centro de Atividades de Tempos Livres e instalações desportivas.

Entretanto, o Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre este surto de Covid-19, sobre o qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) disse à Lusa que “não deixarão de ser investigados todos os factos que chegarem ao conhecimento do Ministério Público e que sejam suscetíveis de integrarem a prática de crime”.

Segundo a PGR, o inquérito instaurado tem por objeto “uma situação concreta”, que não especifica, relacionada com o surto em Mora.

Na sexta-feira, Luís Simão disse à Lusa desconhecer a instauração deste inquérito, mas exortou ao apuramento de responsabilidades.

“Se abriu [um inquérito] e se houver alguém que se tenha comportado menos bem, que seja responsabilizado e sofra as consequências de um ato que não foi o mais adequado no momento em que vivemos. Se assim foi, que se apurem responsabilidades”, defendeu.

Portugal contabiliza pelo menos 1.801 mortos associados à covid-19 em 55.720 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights