Coreia do Norte confirma primeira morte por coronavírus

14 de Maio 2022

A Coreia do Norte anunciou na sexta-feira a sua primeira morte oficial por covid-19, acrescentando que o vírus já se espalhou pelo país e que dezenas de milhares de pessoas foram "isoladas e tratadas"

O país relatou os primeiros casos de coronavírus na quinta-feira e, na sexta-feira, a agência oficial norte-coreana, KCNA, revelou que o líder Kim Jong Un visitou a Sede Nacional de Prevenção de Epidemias, onde “aprendeu sobre a disseminação do covid-19” no território, tendo revelado então que seis pessoas com uma nova “febre” tinham morrido no país.

Uma destas seis pessoas com “febre” testou positivo para a subvariante BA.2 da Omicron, noticiou a KCNA.

“Mais de 350.000 pessoas apresentaram febre em pouco tempo e pelo menos 162.200 delas estão completamente curadas”, detalhou a mesma fonte.

“Só no dia 12 de maio”, cerca de 18 mil pessoas apresentaram sintomas em todo o país e “187,8 mil pessoas estão isoladas e a ser tratadas”, acrescentou.

Nenhum dos 25 milhões de habitantes do país está vacinado contra o coronavírus, com Pyongyang a rejeitar ofertas de vacinação da Organização Mundial da Saúde, da China e da Rússia.

Kim Jong Un, que apareceu pela primeira vez na televisão a usar uma máscara, presidiu uma reunião de emergência do Politburo sobre a situação da epidemia na quinta-feira.

O líder norte-coreano ordenou medidas de contenção contra a propagação do vírus.

“Este é o desafio mais importante e a tarefa mais importante que o nosso partido enfrenta para reverter rapidamente esta situação de crise de saúde”, escreveu a KCNA.

A Coreia do Norte, que foi um dos primeiros países do mundo a fechar as suas fronteiras em janeiro de 2020, depois de o vírus ter surgido na vizinha China, há muito se orgulha da sua capacidade de manter o vírus sob controlo e até agora não havia relatado nenhum caso confirmado de covid-19 à Organização Munida de Saúde (OMS).

Um representante da OMS para a Coreia do Norte disse na sexta-feira que a organização ajudou Pyongyang a desenvolver um plano de vacinação no início deste ano.

Na Coreia do Sul, o novo Governo do presidente Yoon Suk-yeol ofereceu vacinas à Coreia do Norte, especificando, no entanto, que ainda não discutiu isso com Pyongyang.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights