Governo disponível para doar medicamentos e produtos médicos à Ucrânia

24 de Maio 2022

A ministra da Saúde afirmou hoje, em Genebra, a disponibilidade do Governo para prosseguir com a doação de medicamentos e produtos médicos à Ucrânia, assim como para Portugal acolher doentes e refugiados da invasão russa.

“O Governo português continuará a prestar assistência e apoio ao povo ucraniano, nomeadamente, através do donativo de medicamentos e produtos médicos e acolhimento de doentes e refugiados”, refere um comunicado do gabinete de Marta Temido, que participou na abertura 75.ª Assembleia Anual da Organização Mundial de Saúde (OMS) que está a decorrer na Suíça.

Marta Temido, que “condenou a agressão militar russa” à Ucrânia, salientou que “existe uma interdependência inegável entre a saúde e a paz” e alertou que os conflitos, para além das vítimas mortais, causam “fortes perturbações sociais e económicas”.

A ministra defendeu ainda que os profissionais de saúde, os hospitais e os estabelecimentos de saúde “jamais podem ser alvo de ataques”, afirmando ser necessário “trabalhar nos locais de conflito, desenvolvendo projetos que permitam alcançar resultados de saúde e a paz”.

A edição deste ano da Assembleia Anual, o órgão de decisão da OMS e que junta os ministros da saúde de mais de 100 países, é a primeira em formato presencial desde o início da pandemia da covid-19 em 2020.

Com o tema “Saúde para a paz, paz para a saúde”, o encontro anual da organização está, entre outras matérias, a debater o reforço da preparação e resposta às emergências de saúde e conta com a presença de delegações de todos os países membros da OMS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights