Padel, o “bichinho” inclusivo que se ‘pega’ está a ser celebrado em Coimbra

9 de Julho 2022

O padel está hoje a ser celebrado em Coimbra, onde decorre o Campeonato Nacional Adaptado, que junta pessoas de diversas idades e diferentes limitações, em torno de uma modalidade “que se transmite mais do que a covid-19”.

“Este é um bichinho que se pega e é pior do que a covid-19. Comecei a praticar há sete ou oito anos e ‘arrastei’ os meus filhos para o padel”, destacou Américo Cara d’Anjo, vice-presidente da Associação de Padel Sem Barreiras.

Américo Cara d’Anjo é pai do Miguel, que tem 20 anos, é portador de trissomia 21 e campeão nacional de padel adaptado.

“O Miguel sonha com isto todos os dias, vê-se que é feliz em campo. Está sempre a perguntar se já é sábado, pois é o dia da semana em que tem treinos”, referiu.

Miguel Cara d’Anjo ouve atentamente o pai, enquanto se prepara para entrar para a sua terceira partida, depois da sua dupla ter vencido as duas primeiras.

“Gosto muito de correr e bater a bola: é divertido!”, destacou com um sorriso largo, apressando-se a acrescentar que é o que mais gosta de fazer.

O padel entrou na sua vida há cinco anos e tem-no levado a conhecer diferentes cidades, a socializar e a criar novas empatias, embora continue a ser uma atividade de família.

Com regularidade faz dupla com o pai e é habitual dar “uma coça” à dupla composta pelo irmão e um amigo.

Embora o pai seja “o treinador de serviço”, Tiago Ferreira é o treinador oficial do Miguel e de outros 24 atletas.

“Ia ser angariador de pessoas para a modalidade e acabei treinador, depois de fazer um curso em Espanha, em 2016. Temos atletas que já ganharam várias competições, mas o mais importante é participarem e superarem-se”, indicou.

Inês Gaidão é um desses exemplos de superação, pois começou a jogar padel numa cadeira de rodas, há cerca de cinco anos, e agora pratica a modalidade apoiada numa muleta.

“Não consigo estar parada, o padel é a minha paixão”, frisou.

Uma paixão transversal às duas dezenas de atletas que, durante o dia de hoje, participam no Campeonato Nacional de Padel Adaptado, a decorrer no Star Padel Coimbra.

Em declarações à Agência Lusa, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Padel, Luís Centeno Cardoso, explicou que se trata do terceiro Campeonato de Padel Adaptado a decorrer em Portugal, o primeiro fora de Lisboa.

“O padel adaptado é uma aposta importantíssima para a Federação. Temos quatro níveis, consoante as habilidades e a destreza dos atletas. Nos três primeiros níveis, as duplas têm um treinador a ajudar, enquanto no quarto nível, como é mais avançado, já não é necessário”, descreveu.

Luís Centeno Cardoso revelou que a federação não faz qualquer distinção na organização dos campeonatos nacionais de padel ou padel adaptado, optando pelos mesmos prémios e equipamentos.

“Achamos que o padel funciona muito bem como fator inclusivo e de integração social. Em Portugal, o padel continua a crescer, em diferentes categorias, quer na vertente masculina, quer feminina”, apontou.

No seu entender, é uma modalidade “muito social”, em que podem jogar homem e mulher, “lado a lado”.

O padel é uma modalidade com 230 mil praticantes em Portugal, contando com mais de mil campos de jogo.

A Federação Portuguesa de Padel conta com 252 clubes inscritos e 10 mil atletas federados.

LUSA/HN

1 Comment

  1. Ana carolina

    Pena na peça não dizerem os nomes dos campeões nacionais consagrados nesta edição do campeonato. Todos os atletas têm valor e não só os que um dia já foram campeões e foram selecionados para a entrevista

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights